segunda-feira, agosto 11, 2008

ROCK PORTUGUÊS

Contrariamente ao resto do mundo, que viu o rock nascer na década de 50, o rock feito em Portugal só nasceu e expandiu-se no período pós-Revolução dos Cravos, no final dos anos 70 e na década de 80.

Rui Veloso foi provavelmente o 1º músico Rock a emergir na cena musical Portuguesa, no início dos anos 80. Contando com influências clássicas, como dos Beatles, criou o primeiro tema de rock & roll cantado em português, “Chico Fininho”, uma música do seu primeiro álbum, Ar de Rock editado em 1980, dando um grande empurrão à indústria fonográfica.

A seguir ao arranque de Rui Veloso, apareceu uma imensidão de bandas, quase todas efémeras, que solidificaram as necessidades do país deste estilo musical. Trabalhadores do Comércio, Táxi ou Heróis do Mar são apenas três das bandas que agitaram o panorama nacional chegando aos tops de vendas criando uma verdadeira cultura de Rock Português e provando que havia mercado para este tipo de musica, captando a atenção quer dos media, quer do público em geral.

Foi este o momento que apareceram inúmeras bandas com bastante impacto, das quais os Xutos & Pontapés foram a mais simbólica a aparecer, lançando o seu álbum de estreia 1978/82, demonstrando existir uma verdadeira mudança na forma de tocar Rock em Portugal através da instituição de um estilo próprio e de espantosas actuações ao vivo.

Também em 1982, saltaram para a ribalta os GNR, oriundos do Porto, criando uma grande legião de fãs, dois anos após a formação da banda, com o lançamento do single "Portugal na CEE". Porém só em 1986 é que saltaram para as tabelas de vendas com o álbum Psicopátria, tendo sido, vários anos depois, em 1992, a primeira banda nacional a encher um estádio de futebol, num concerto ao vivo, nos espectáculos de promoção do álbum Rock in Rio Douro, com cerca de 40.000 espectadores.

A evolução estava garantida, através de um sem número de bandas, como os Ban, UHF, Rádio Macau ou Mão Morta, e pela continuidade de veteranos como os Xutos & Pontapés, levando o Rock Português em direcção aos anos 90. Desde então apareceram bandas como os Silence 4, Clã (banda) ou Ornatos Violeta, que trouxeram novas sonoridades ao Rock presente nas tabelas de vendas.



2 comentários:

jane disse...

Fizeram grandes músicas essas bandas. Músicas que ficaram pra eternidade. Como o "cairo" dos Táxi, Rui Veloso "Não há estelas no céu", António Variações "o corpo é que paga"...

Miguel disse...

Embora não tão conhecidas como essas bandas, recordo com saudade os Roquivários e os Johnny Johnny, memórias doces de um tempo que já não volta. E por falar em doces, quem não se lembra do grupo com o mesmo nome?