terça-feira, janeiro 30, 2007

PAIS POSITIVO- VALE A PENA

Que bom que é ler! Ler sobre as coisas boas que o nosso Portugal têm, é por vezes, muito dificil de encontrar, por isso aqui fica o apontamento do Portugal Positivo do NICOLAU SANTOS, publicado no Jornais, mas como é positivo, é sempre bom partilhar em mais locais da blogosfera. Se é bom, se é positivo partilho. Portugal também vale a pena!

"Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.


Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.


Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus.


Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados.


E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.


Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.


E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).


Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar.


E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.


Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de existências ("stocks"), dirigidos a pequenas e médias empresas.


Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência.


Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas.


Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial.


Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis.


E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia.


Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal.
Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses. Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação.
Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).
É este o País em que também vivemos.
É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.
Mas nós só falamos do Portugal tem de mau.
Daquele que não acompanhou o progresso.
Do que se atrasou em relação à média europeia.
Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito.
De nos orgulharmos disso.
De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha.
E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.
Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos? "

Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso
In Revista Exportar


FOTOGRAFIA



Desde sempre que me sinto atraído por fotografia, por esse motivo trabalhei num laboratório fotográfico onde pude aprender muito daquilo que hoje sei, vindo mais tarde a trabalhar directamente no atendimento ao público numa loja de material fotográfico. Infelizmente não foi possivel seguir esse sonho, sendo neste momento apenas um hobby.

sábado, janeiro 27, 2007

HOMEM X MULHER

O marido pergunta à mulher:
- Vamos tentar uma posição diferente esta noite?
A mulher respondeu:
Boa ideia, tu lavas a loiça e eu sento-me no sofá...



Sabes querido, quando falas, faz-me lembrar o mar...
Ena, amor. Não sabia que te impressiono tanto.
Não é que me impressiones. Enjoas-me.



Querida, vamos ter que começar a economizar.
Tudo bem... Mas como?
Aprende a cozinhar e manda a empregada embora.
Está bem... Então aprende a fazer amor e podes dispensar o motorista.



Adão e Eva passeavam pelo Paraíso. E a Eva pergunta:
Adão, amas-me?
E o Adão, resmungando:
E tenho outra escolha???



O homem pergunta à mulher:
Querida, quando eu morrer, vais chorar muito?
Claro, querido. Sabes que eu choro por tudo e por nada.



Na cama, o marido vira-se para a jovem esposa e pergunta:
Querida, diz-me: Eu fui o primeiro homem da tua vida?
Ela olha para o marido e responde:
Pode ser... A tua cara não me é estranha...



Um casal vinha por uma estrada do interior sem dizer uma palavra.
Uma discussão anterior havia levado a uma briga, e nenhum dos dois queria dar o braço a torcer.
Ao passarem por uma quinta em que havia mulas e porcos.

O marido perguntou, sarcástico: Parentes teus?
Sim - respondeu ela - cunhados e sogra.


Pequenas piadas gentilmente enviadas por PAULO TADEU

sexta-feira, janeiro 26, 2007

AS RAZÕES DO MEU NÃO

ABRI ESTA POSTAGEM COM O ÚNICO PROPÓSITO DE ENUMERAR TODAS AS RAZÕES QUE ME LEVAM E DEVERIAM LEVAR TODOS A VOTAR NÃO NO DIA 11 DE FEVEREIRO. GOSTARIA DE ACREDITAR QUE EXISTEM PESSOAS COM HUMILDADE PARA A PONDERAR E CONSCIENCIALIZAREM-SE SE REALMENTE QUERERÃO IR VOTAR SIM, DIGO ISTO PELO SIMPLES FACTO DE AINDA NÃO TER VISTO NINGUÉM APRESENTAR UM ARGUMENTO A FAVOR DO SIM QUE SEJA INDISCUTIVELMENTE ACEITE.

- Tendo em conta uma das principais frases adoptadas pelos defensores do SIM "Porquê votar contra despenalização do Aborto, se eles continuarão a existir clandestinamente". Eu digo PORQUÊ VOTAR A FAVOR DA DESPENALIZAÇÃO, SE O ABORTO CLANDESTINO CONTINUARÁ A SER PRATICADO. Principalmente por quem não tem condições, ou não fosse continuar a haver métodos mais simples, como comprimidos já conhecidos e outros métodos ainda não falados. Quem conhece o que é a pobreza deveria saber que infelizmente estas pessoas na sua maioria não têm capacidades nem condições para seguirem a burocracia pela qual todas as mulheres em principio teriam de passar para efectuarem um aborto numa clinica ou num hospital ainda para mais quando não tem condições monetárias e isso é sinónimo de ainda mais papelada e burocracias.

- Porque na verdade EXISTE UMA DIFERENÇA ENTRE LIBERALIZAÇÃO E DESPENALIZAÇÃO DO ABORTO, na minha ignorância arrisco-me a dizer que a diferença é que a liberalização significa que um aborto poderá ser feito dentro do prazo estipulado por lei sem necessidade de dar satisfações a ninguém acerca do que leva essa mulher a fazer um aborto e a despenalização (que pelo menos nisto até se pode compreender ser a lei menos injusta) significa que a mulher terá de prestar razões plausiveis para poder efectuar o aborto. Eu agora pergunto, quem irá avaliar as razões e como em tão pouco tempo se poderá julgar se essas razões são realmente reais? Será que não vivemos no País que está a braços com tantos sistemas (sistemas de saúde, justiça, social, económico etc...) à beira da ruptura, por falta de soluções? PARA MAIS COMO POSSO ACREDITAR QUE NUM PAÍS COMO O NOSSO, ONDE A CORRUPÇÃO E OS CONHECIMENTOS ATROPELAM TUDO E TODOS ESTA DIFERENÇA POSSA EXISTIR. (EXEMPLOS: Pessoas a exercer cargos sem capacidades para tal, sem serem sujeitas a avaliação só porque têm um amigo ou familiar que as colocou lá, pessoas que se escapam à justiça como os casos da CASA PIA e APITO DOURADO porque será que outros casos onde as pessoas em causa não têm o dinheiro nem o poder destas pessoas são julgadas e aplica-se a lei quase de imediato, até às coisas mais simples como visitar um familiar num hospital, quem já não passou pela situação de só poder entrar uma pessoa de cada vez e depois a outra pessoa que partilha o quarto com o nosso familiar tem lá o filho a namorada do filho, o gato o piriquito....)

- Vivemos num país lindo, católico, como em poucos países se podem orgulhar. Somos pessoas que ainda( acredito) podem se orgulhar de possuir moral, sendo ou não religiosos, sendo ou não católicos. Vivemos num país onde a maioria acredita na BIBLIA, em JESUS CRISTO, em FÀTIMA... Mas de um momento para que já não existem valores.

4º A RESPONSABILIDADE, a sociedade sempre nos tentou impôr e fazer acreditar que para tudo na vida temos de ser responsáveis e que a irresponsabilidade é penalizada com o fim de nos tornar a todos responsáveis. UMA GRAVIDEZ, QUANDO NÃO DESEJADA, NÃO PLANEADA, OU SEM CONDIÇÕES ACONTECE É UM ACTO DE IRRESPONSABILIDADE. TODOS TEMOS AO NOSSO ALCANÇE MEIOS CONTRACEPTIVOS QUE SE FORMOS RESPONSÁVEIS TORNAM UMA GRAVIDEZ IMPOSSIVEL EM 99.9%.


5º - A MULHER, a mais nobre causa dos defensores do sim (para eles). Eu sou defensor do NÂO e ninguém como eu pensa tanto nelas VOU VOTAR NÃO PRINCIPALMENTE PENSANDO NA MULHER E CLARO NA FUTURA CRIANÇA. PENSAR NA MULHER É PERMITIR QUE ELAS FAÇAM UM ABORTO SABENDO SEMPRE QUE SE TRATA DE UM PROCEDIMENTO QUE TRÁS RISCOS PARA ELA A VÁRIOS NÍVEIS, PRINCIPALMENTE A SUA VIDA, MESMO QUE EFECTUADO COM TODAS AS CONDIÇÕES? QUEM FEZ E QUEM APOIOU A UM ABORTO CLANDESTINO VAI-ME DIZER QUE PENSOU NA MULHER? SABEM QUE A A MAIOR TAXA DE MORTALIDADE DAS MULHERES GRÁVIDAS EM PAISES ONDE É LEGAL O ABORTO É MESMO DEVIDO A ISSO A ABORTAREM. EXISTE ALGUM MÉDICO ENTENDIDO NA MATÉRIA QUE ME POSSA DIZER SE ESSA INTERVENÇÃO, FEITA LEGALMENTE E COM TODAS AS CONDIÇÕES SERÁ 100% SEGURA PARA A VIDA DA MULHER? É obvio que ninguém fica indiferente à mulher e eu admito como chocante é o que elas passam para fazerem um Aborto,mas só se sujeitam a isso porque o querem, porque foram irresponsáveis em engravidar e inconscientes em fazer o aborto, muitas sem consciência para o risco e outras que mesmo conscientes põem em causa a sua própria vida.

6º - O FETO, esta é sem dúvida a razão mais mediática. Pelos simples facto que estamos muito longe de poder explicar os sentimentos e perceber os choques psicológicos ocorrem dentro de um útero. Podia dizer-vos que muitas pessoas que fazem regressões admitem regredir e lembrar-se de vozes e sentimentos que tiveram no útero da mãe. Mas é obvio que todos me diriam que isto é basear-me no esoterismo e muita gente não acredite nisso, embora não consigam resistir a ler os signos todas as semanas, ou fazerem a leitura das mãos etc... Por tanto não irei por aí. Vamos falar de genética, SERÁ QUE EXISTE ALGUÉM LIGADO À MEDICINA QUE ME SAIBA CONTRARIAR DIZENDO QUE UM FETO NÃO POSSUI JÁ A SUA PROPRIA INFORMAÇÃO GENÉTICA (ADN) E QUE CERTAS CLINICAS ESPECIALIZADAS JÁ PODERIAM MOSTRAR COMO IRIA SER A FISIONOMIA E CERTOS GOSTOS DESSA CRIANÇA? SERÁ QUE UM FETO COM BATIMENTO CARDIACO E QUE JÁ EFECTUA MINIMOS MOVIMENTOS NÃO DEVE JÁ SER VISTO COMO UM SER VIVO, E SENDO ELE FRUTO DA NOSSA ESPÉCIE, COMO UM SER HUMANO? CADA UM DE NÓS QUE VIVE O PRESENTE NÃO FOI AFINAL UM FETO UM DIA?

7º - A CRIANÇA ABANDONADA, MALTRATADA será que esta realidade será banida da nossa sociedade quando se despenalizar o aborto. Claro que não, esse é um problema que a nossa sociedade apenas tem de saber evoluir, gerar condições, acompanhar para que se evitem. NÃO SOMOS NINGUÉM PARA PREVER SE ESSA CRIANÇA, PELAS MINIMAS CONDIÇÕES QUE ACHEMOS QUE PODERÁ VIR A TER EM VIDA, NÃO POSSA VIR A TORNAR-SE ALGUÉM DIFERENTE E LONGE DAS REALIDADES QUE MUITOS DEFENSORES DO SIM DÃO COMO CERTAS, TAIS COMO A CRIMINALIDADE E MARGINALIDADE. Temos tantos bons exemplos para olhar vejamos O CASO DO RONALDINHO GAÚCHO (nasceu nos suburbios), ROMAN ABRAMOVICH (nasceu na miséria), KAROL JÓSEF WOJTYLA (o santo PAPA), JOÃO PEDRO PAIS entre muitos outros. E estes são simplesmente exemplos de grandes personalidades, quem não conhece ou tem como amigo uma pessoa que foi adoptada e vive com as mesmas ou melhores condções que todos nós.

8º - OS PROFISSIONAIS DE SAUDE, já pensaram neles? Pessoas que toda a vida travaram batalhas com a morte, que sempre defenderam a vida, agora terão de tirá-la. Se existem alguns que apoiam, outros que não apoiam e até se podem negar a fazê-lo ainda existem aqueles que não têm opção e terão de fazer parte deste triste acto.
Haveriam muitos outros a pontos a referir, relativamente aos defensores do SIM, o que defendem.


9º - AS MULHERES PRESAS EM PORTUGAL "Apesar de não haver em Portugal qualquer mulher presa pela prática de aborto, o argumento da prisão é reiteradamente esgrimido. Também aqui quero ser claro. Não concordo com aqueles que parecem querer confinar a legitimidade do Direito à sua eficácia absoluta, nem reduzo o Direito Penal à sua função repressiva. Ele tem uma função preventiva, dissuasora e, sobretudo, delimita fronteiras entre o que é ou não é lícito. Esta fronteira é essencial. Sem ela, corremos o risco de construir uma sociedade sem regras e sem valores." ( Palavras do Dr. Marques Mendes ao Correio da Manhã).


MOSTREM-ME UMA ÚNICA RAZÃO RESPONSÁVEL E REAL PARA IREM VOTAR SIM.
FAÇAM-ME UMA ÚNICA DEFESA DA MULHER, DA CRIANÇA, DA SOCIEDADE.
UMA ÚNICA RAZÃO QUE NÃO PAUTE PELO COMUDISMO MAS SIM PELO AMOR.
UMA ÚNICA RAZÃO QUE NÃO DEFENDA UMA IRRESPONSABILIDADE MAS SIM QUE UMA MULHER RESPONSÁVEL CONSCIENTE DOS SEUS ACTOS TEVE DE ABORTAR, TENDO EM CONTA A ACTUAL LEI.
UMA ÚNICA RAZÃO QUE SEJA QUE PENSE EM TODOS NÓS, SEM EGOÍSMOS. UMA VEZ QUE UMA GRAVIDEZ PODE SER EVITADA SE FORMOS RESPONSÁVEIS, UMA VEZ QUE O ABORTO É FRUTO DE UM ACTO DE IRRESPONSABILIDADE E COMO TAL NÃO HÁ RAZÃO PARA EXISTIR. UMA RAZÃO QUE NÃO FIRA NEM OBRIGUE PESSOAS A TEREM DE FAZER PARTE DESTA REALIDADE SEM A APOIAREM.
QUEM SERÃO AS PESSOAS RESPONSÁVEIS, QUEM SERÁ PENALIZADO SE O SIM OU O NÃO GANHAR?

EMPREGOS DE RISCO





AS MAIS BELAS MULHERES


CRISSI MORAN

RELATOS SOBRE O ABORTO


Livro inspirado em histórias de mulheres espanholas foi publicado em Lisboa

Foi lançado hoje em Lisboa um livro de depoimentos de mulheres espanholas que abortaram. A obra foi editada por uma associação que condena a interrupção de gravidez.

“Eu abortei” tem 16 testemunhos de mulheres que interromperam a gravidez e que se arrependeram de o ter feito e de homens que levaram as companheiras a abortar. Todos os depoimentos têm o mesmo objectivo: mostrar que a decisão de abortar nunca é livre.

Um dos relatos é o de Esperanza Moreno. Tem 38 anos. Há 12 abortou. Era solteira, mãe de um rapaz de oito anos. Ficou grávida de um homem que não queria compromissos. Achou que as suas condições económicas não eram as melhores para ter mais um filho. Depois, arrependeu-se.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

FRANÇA - TRINTA ANOS DEPOIS

Aborto: trinta anos de legalização

Apesar de toda evolução e campanha de métodos contraceptivos, o número de abortos praticados no território francês não diminuiu.
Depois de uma longa e difícil discussão, em 21 de dezembro de 1974, a lei "Veil"
sobre a interrupção voluntária da gravidez (IVG – Interruption Volontaire de la Grossesse) foi adotada pelo Parlamento Francês. Seu intuito primordial era de diminuir o número de abortos, sobretudo os clandestinos, que colocavam em risco a vida de mulheres (mais de 200.000 por ano).
Entretanto, trinta anos mais tarde, o número continua o mesmo: um aborto para cada três nascimentos. Essa situação provoca questionamentos com respostas pouco evidentes, pois a lei Neuwirth, de 1967, que legalizou a contracepção, foi largamente difundida no país.
A lei "Veil" permitiu, ao menos, o controle da fecundidade. Em 1975, o número de gravidezes não planejadas representava 46% da totalidade de gravidezes; hoje, esse número baixou para 33%. Porém, a propensão ao aborto nesses casos, apesar de apresentar uma leve estabilidade desde 1980, aumentou: em 1975, 41% dessas gravidezes eram interrompidas, sendo que, em nossos dias, temos 60% de interrupções.

Na Europa, os países em que o número de abortos diminuiu foram aqueles em que a esterilização foi promovida.
Os motivos de uma gravidez indesejada são os mais variados, mas, os principais, ainda são a má informação dos jovens e a dificuldade de adaptação do método contraceptivo com relação ao modo de vida. Quanto ao aborto, explica-se pela liberdade, que permite o trânsito da maternidade submetida à maternidade escolhida, onde o filho é programado para nascer em contextos afetivo e profissional estáveis.
Segundo o Ministério do Emprego e da Solidariedade, em 1996, 46% das mulheres que praticaram a IVG tinham entre 20 e 30 anos; 35% entre 30 e 40 anos; 11% menos de 20 anos e 4% menos de 18. Para esse último caso, nesse mesmo ano, houve 6.709 abortos para 2.653 nascimentos. Após os 40 anos, a cada duas gravidezes, uma termina pela IVG.
Por isso, há muita prática da IVG entre jovens com menos de 25 anos, quando a chegada de uma criança pode atrapalhar a escolaridade ou a inserção profissional. Após 25 anos, o que determina o aborto é a estabilidade afetiva. Finalmente, após 35 anos, são as estabilidades afetiva e profissional que contam. Raramente, no entanto, a opção demonstra uma negação total à escolha de procriação.
A metade das mulheres que recorrem ao aborto não vive só e em 3/4 delas trata-se de um primeiro aborto, somente 5% teve dois ou mais. Três IVG sobre quatro são realizadas antes da oitava semana de concepção e 19% antes da quinta semana. A maioria é praticada por aspiração e com anestesia geral. O aborto por medicamentos aumenta pouco a pouco - em média 20% dos casos no ano de 1997.
Desde julho de 2001, o período legal para a prática passou de 10 para 12 semanas e a autorização parental deixou de ser obrigatória.

No leste da Noruega, na Dinamarca, Itália e Grécia, o período permitido é de 10 semanas; na Bélgica, Alemanha, Áustria e Suíça é de 12 semanas; no oeste da Noruega é de 16 semanas; na Grã-Bretanha, Países-Baixos e Espanha é de 22 semanas.
Em comemoração aos trinta anos de legalização do aborto, a França discute, novamente, esta delicada e surpreendente questão que afeta todo seu povo, considerando-se que, em média, uma mulher a cada duas teria exercido essa prática durante sua vida. O objetivo, não é de se revogar a lei, mas de encontrar um meio de aperfeiçoamento da prevenção da gravidez. A eficácia da lei está no alcance de seu objetivo. Acredita-se, ainda, que é de grande valor o velho ditado: "melhor prevenir do que remediar".

O ABORTO POR ESSE MUNDO

A Colômbia recusa totalmente a ameaça de implantação do aborto

O país se depara com a perspectiva iminente da sentença sobre a despenalização do aborto, em certos casos, que deverá ser emitida em breve pela Corte Constitucional. Nessa circunstância, a Sociedad Colombiana Tradición y Acción julga seu dever manifestar-se de modo categórico contra essa eventual despenalização, porque contradiz gravemente não só a própria Constituição, mas também a moral e a consciência cristãs, assim como lesa a fundo o bem da nação.

Uma vez mais, certas forças, vendo que a opinião nacional é totalmente contrária ao aborto, e que portanto censuraria severamente os congressistas se o aprovassem, querem que a Corte Constitucional assuma o ingrato papel de abrir caminho a essa prática criminosa, legislando e extrapolando de suas funções, pela via de uma interpretação arbitrária da Carta, consagrando como legal o que sem dúvida esta proíbe.

A meta dos promotores do aborto é a sua total liberalização

Os promotores do aborto dizem agora que ele deve ser admitido em certos casos extremos e precisos: violação, mal-formação e risco de vida para a mãe. Entretanto, a regra que até hoje não teve exceção, nos países onde esse crime foi legalizado, é que sua aceitação nesses casos é uma brecha pela qual depois penetra — seja por interpretações extensivas e abusivas, seja por sucessivas ampliações da lei — sua total aceitação de acordo com a vontade da mãe, por qualquer pretexto ou razão; de modo que esta é a ameaça que hoje paira sobre a Colômbia.

NAKED NEWS

Por cá a moda do NAKED NEWS durou pouco tempo, o que é pena! Talvez porque a apresentadora nem fosse nada de especial (Paula Coelho). Um pouco por esse mundo fora o
NAKED NEWS ainda dá que falar.



sábado, janeiro 20, 2007

UMA CARTA AO IRMÃO QUE NÃO NASCEU

"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas dez primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado".

Uma carta ao irmão que não nasceu

Esta carta, baseada em uma experiência da vida real, foi escrita por uma dirigente do movimento pró vida, que por razões óbvias deseja permanecer no anonimato.

Meu querido irmão:
Hoje, enquanto olhava alegremente nos olhos do meu filhinho, me perguntei como é possível que alguém possa fazer mal a uma criatura inocente como esta que não pode se defender, e chorei por todos aqueles bebês que foram abortados, e não tiveram a sorte que meu filho teve de poder nascer e ser embalado nos braços de uma mãe que o esperou com amor.
Embora não tive a mesma sorte de te conhecer nesta terra, eu te amo muito meu irmão, pois através do olhos da alma eu te vislumbrei. Sei que, se tivesses podido nascer, terias o cabelo preto de nosso pai e os olhos vivos e alegres de nossa mãe; talvez até se pareceria um pouco comigo. Nesta carta, a qual com o favor de Deus espero que os anjos te façam chegar, quero te pedir que perdoes nossa mãe por não ter te permitido nascer. Ela não sabia o que fazia quando foi até aquela mal chamada "clínica", onde um médico sem escrúpulos; que sim sabia que abortar é matar; destroçou com a cureta teu corpinho que mal começava a se formar, e com ele destruiu também o plano de Deus para ti. Nossa mãe, pobrezinha, não soube o que tinha feito até muitos anos depois.
Um triste dia ambas contemplámos horrorizadas a realidade do aborto homicida refletida em algumas fotos, verdadeiras provas de que o aborto é um crime. Que dor tão grande sentimos, querido irmão, ao ver aquelas fotos pela primeira vez e comprovar como deve ter ficado teu corpinho depois do aborto que te privou a vida; e que, embora passados já vários anos, nossa querida mãe não pôde esquecer! Irmãozinho, ela ainda sonha contigo, sobre como seria, e eu às vezes, quando reunimos todos os irmãos na mesa familiar com nossos pais, sinto no meu coração tua ausência que faz com que o grupo esteja incompleto e me pergunto como seria têr-te aqui connosco.
Lá no céu, onde sei que graças à misericórdia de Deus tu estás, rogo a Ele que te envie meus pensamentos, e te peço perdão em nome de nossa mãe, a quem a imensa dor do arrependimento e o peso que levou em sua consciência pela tua morte; não a deixaram expressar em palavras o que deveras sente. Roga a Deus por ela, pois embora saiba que Ele a perdoou porque não sabia o que fazia, ainda lembra e pensa no muito que teria te amado, se tivesses nascido. Peça a Ele por outras mulheres, para que não caiam no mesmo erro que nossa mãe, por falta de conhecimentos. Da minha parte, prometo que ainda que não pude salvar-te do aborto, outras crianças serão salvas pelo meu esforço, pois trabalharei para levar às suas mães a mensagem que a nossa não recebeu.
O amor e lembrança, da tua irmã que espera, com a ajuda de Deus, encontrar-se contigo algum dia na eternidade...


FONTE: Anônimo, "Carta ao irmão que não conheço," Escolha a Vida (janeiro/fevereiro de 1991), suplemento "Caminos de Esperanza". Escolha a Vida é o boletim de Vida Humana Internacional.

RELVA NOVA EM ALVALADE


O estádio do Sporting já se encontra com a relva nova, isto é uma grande noticia para quem lá pasta...ops, para quem lá joga.

foto retirada do blog o Visconde Gay

quinta-feira, janeiro 18, 2007

O TEMPO VOLTOU ATRÁS

Esta noite voltei atrás no tempo uns bons 15 anos, finalmente reencontrei os meus dois melhores amigos de juventude que havia perdido no tempo. Jantámos os três num restaurante em Almada, onde recordámos histórias e brincadeiras antigas que o tempo jamais esqueceu. É bom estar de volta, junto daqueles que gostamos e que afinal de contas fazem e sempre fizeram parte da minha vida.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

UMA QUESTÃO DE FIRMEZA


Uma manhã o marido acorda e vira-se para a mulher, dá um beliscão na nádega dela e diz:
-Se fizesses exercício para dar firmeza a esse rabinho, poderíamos livrar-nos dessas cuecas.
A mulher controlou-se e achou que o silêncio era a melhor resposta.
No outro dia o marido acorda, dá um beliscão nos seios da mulher e diz:
-Se conseguisses dar firmeza a essas maminhas poderíamos livrar-nos desse sutiã.
Aquilo excedeu o limite e o silêncio definitivamente não era a melhor resposta.
Então ela virou-se para ele, agarrou-lhe no pénis, e disse:
-Se tu conseguisses dar firmeza a este pauzinho, poderíamos livrar-nos do carteiro, do jardineiro, do leiteiro e até do teu irmão!

PUBLICIDADE...



O ÚLTIMO GRITO EM CUECA




Modelo: Manuela Barros (Brasil)

AMOR

A MINHA ETERNA CANÇÃO


Se eu nao puder te falar amanhã,
ouça as nossas lembranças...
Ecos da minha voz
dirão aos teus pensamentos
que estarei pensando em ti
Se eu não puder te ver amanhã
Olhe para uma estrela...
Meus olhos nela estarão
brilhando só para ti
Ontem, hoje e amanhã
são compassos de uma melodia...
A minha eterna canção
de amar e
querer só a ti.

VAMOS RIR !

Lili Caneças passeando numa praia das Caraíbas depois de mais um fantástico lifting.

A EQUIPA DOS MEUS SONHOS




fotos de: Isabel Cutileiro

quinta-feira, janeiro 11, 2007

BOMBEIROS...VOLUNTÁRIOS?



Imagine que sai de casa com a esposa e o filho para passear, pensa que sua esposa tem a chave e ela pensa o mesmo de si, mas afinal nenhum dos dois trazia a chave consigo. Chegando à rua percebem que estão com um problema, como vão entrar em casa???
Tocam para a vizinha do lado para poder pular de uma varanda para a outra, mas ela não atende...
Então que fazer agora? Alguém sugere uma ida aos bombeiros da cidade, que por sinal ficam a poucos metros dali.
Chegados ao quartel e explicado o problema, os ditos soldados da paz, aqueles cuja função é ajudar as pessoas e que enchem a boca ao se proclamarem de voluntários respondem o seguinte:
- Ora, os senhores vivem num 2º andar, é necessário a presença de uma autoridade e vai custar-lhe 51 €uros.

Conclusão, voltei a inssistir na campaínha da vizinha e acabei a tarde saltando de uma varanda para a outra.


PENSAMENTO: Todos nos lembramos daquelas histórias de criança, em que os bombeiros vão resgatar o gatinho da menina, que havia subido numa àrvore.
Quanto teria levariam os bombeiros da minha cidade para tirar o gatinho de cima da àrvore?

quarta-feira, janeiro 10, 2007

sábado, janeiro 06, 2007

ESTOU DE VOLTA!


Cá estou eu novamente, agora já na casa nova e cada vez mais perto daquilo a que chamamos de felicidade total.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

A CAMINHO DA CASA NOVA


Pois é, amanhã mudo-me de malas, bagagens e pc para almada, onde uma casa nova, replecta de novos sonhos, objectivos e esperanças me esperam. Tenho vontade de gritar como num anúncio de televisão:
- AQUI VOU SER FELIZ!!!!
Enquanto isso, a minha actual casa encontra-se já inabitável, onde apenas consigo relaxar no meu cantinho junto do pc. Logo até o pc vou ter que colocar numa caixa de papelão igual a tantas outras que se amontoam à minha volta e por todas as divisões da casa.
Prometo regressar em força daqui a 2 ou 3 dias, assim que tenha a minha nova casa completamente pronta e arrumada.
Até já!

segunda-feira, janeiro 01, 2007

FALTAM 3 DIAS PARA VOLTAR PARA ALMADA

Se por um lado vou ficar mais longe do meu local de trabalho, por outro, estarei mais perto do meu filho mais velho, mais perto de minha mãe e irmão, mais perto dos meus amigos de sempre, mais perto da minha infância, mais perto da minha adolescência, mais perto dos locais que sempre me marcaram mas agora com a mulher da minha vida.

O PAI NATAL JÁ FOI DE FÉRIAS

Até para o ano....