sexta-feira, janeiro 26, 2007

AS RAZÕES DO MEU NÃO

ABRI ESTA POSTAGEM COM O ÚNICO PROPÓSITO DE ENUMERAR TODAS AS RAZÕES QUE ME LEVAM E DEVERIAM LEVAR TODOS A VOTAR NÃO NO DIA 11 DE FEVEREIRO. GOSTARIA DE ACREDITAR QUE EXISTEM PESSOAS COM HUMILDADE PARA A PONDERAR E CONSCIENCIALIZAREM-SE SE REALMENTE QUERERÃO IR VOTAR SIM, DIGO ISTO PELO SIMPLES FACTO DE AINDA NÃO TER VISTO NINGUÉM APRESENTAR UM ARGUMENTO A FAVOR DO SIM QUE SEJA INDISCUTIVELMENTE ACEITE.

- Tendo em conta uma das principais frases adoptadas pelos defensores do SIM "Porquê votar contra despenalização do Aborto, se eles continuarão a existir clandestinamente". Eu digo PORQUÊ VOTAR A FAVOR DA DESPENALIZAÇÃO, SE O ABORTO CLANDESTINO CONTINUARÁ A SER PRATICADO. Principalmente por quem não tem condições, ou não fosse continuar a haver métodos mais simples, como comprimidos já conhecidos e outros métodos ainda não falados. Quem conhece o que é a pobreza deveria saber que infelizmente estas pessoas na sua maioria não têm capacidades nem condições para seguirem a burocracia pela qual todas as mulheres em principio teriam de passar para efectuarem um aborto numa clinica ou num hospital ainda para mais quando não tem condições monetárias e isso é sinónimo de ainda mais papelada e burocracias.

- Porque na verdade EXISTE UMA DIFERENÇA ENTRE LIBERALIZAÇÃO E DESPENALIZAÇÃO DO ABORTO, na minha ignorância arrisco-me a dizer que a diferença é que a liberalização significa que um aborto poderá ser feito dentro do prazo estipulado por lei sem necessidade de dar satisfações a ninguém acerca do que leva essa mulher a fazer um aborto e a despenalização (que pelo menos nisto até se pode compreender ser a lei menos injusta) significa que a mulher terá de prestar razões plausiveis para poder efectuar o aborto. Eu agora pergunto, quem irá avaliar as razões e como em tão pouco tempo se poderá julgar se essas razões são realmente reais? Será que não vivemos no País que está a braços com tantos sistemas (sistemas de saúde, justiça, social, económico etc...) à beira da ruptura, por falta de soluções? PARA MAIS COMO POSSO ACREDITAR QUE NUM PAÍS COMO O NOSSO, ONDE A CORRUPÇÃO E OS CONHECIMENTOS ATROPELAM TUDO E TODOS ESTA DIFERENÇA POSSA EXISTIR. (EXEMPLOS: Pessoas a exercer cargos sem capacidades para tal, sem serem sujeitas a avaliação só porque têm um amigo ou familiar que as colocou lá, pessoas que se escapam à justiça como os casos da CASA PIA e APITO DOURADO porque será que outros casos onde as pessoas em causa não têm o dinheiro nem o poder destas pessoas são julgadas e aplica-se a lei quase de imediato, até às coisas mais simples como visitar um familiar num hospital, quem já não passou pela situação de só poder entrar uma pessoa de cada vez e depois a outra pessoa que partilha o quarto com o nosso familiar tem lá o filho a namorada do filho, o gato o piriquito....)

- Vivemos num país lindo, católico, como em poucos países se podem orgulhar. Somos pessoas que ainda( acredito) podem se orgulhar de possuir moral, sendo ou não religiosos, sendo ou não católicos. Vivemos num país onde a maioria acredita na BIBLIA, em JESUS CRISTO, em FÀTIMA... Mas de um momento para que já não existem valores.

4º A RESPONSABILIDADE, a sociedade sempre nos tentou impôr e fazer acreditar que para tudo na vida temos de ser responsáveis e que a irresponsabilidade é penalizada com o fim de nos tornar a todos responsáveis. UMA GRAVIDEZ, QUANDO NÃO DESEJADA, NÃO PLANEADA, OU SEM CONDIÇÕES ACONTECE É UM ACTO DE IRRESPONSABILIDADE. TODOS TEMOS AO NOSSO ALCANÇE MEIOS CONTRACEPTIVOS QUE SE FORMOS RESPONSÁVEIS TORNAM UMA GRAVIDEZ IMPOSSIVEL EM 99.9%.


5º - A MULHER, a mais nobre causa dos defensores do sim (para eles). Eu sou defensor do NÂO e ninguém como eu pensa tanto nelas VOU VOTAR NÃO PRINCIPALMENTE PENSANDO NA MULHER E CLARO NA FUTURA CRIANÇA. PENSAR NA MULHER É PERMITIR QUE ELAS FAÇAM UM ABORTO SABENDO SEMPRE QUE SE TRATA DE UM PROCEDIMENTO QUE TRÁS RISCOS PARA ELA A VÁRIOS NÍVEIS, PRINCIPALMENTE A SUA VIDA, MESMO QUE EFECTUADO COM TODAS AS CONDIÇÕES? QUEM FEZ E QUEM APOIOU A UM ABORTO CLANDESTINO VAI-ME DIZER QUE PENSOU NA MULHER? SABEM QUE A A MAIOR TAXA DE MORTALIDADE DAS MULHERES GRÁVIDAS EM PAISES ONDE É LEGAL O ABORTO É MESMO DEVIDO A ISSO A ABORTAREM. EXISTE ALGUM MÉDICO ENTENDIDO NA MATÉRIA QUE ME POSSA DIZER SE ESSA INTERVENÇÃO, FEITA LEGALMENTE E COM TODAS AS CONDIÇÕES SERÁ 100% SEGURA PARA A VIDA DA MULHER? É obvio que ninguém fica indiferente à mulher e eu admito como chocante é o que elas passam para fazerem um Aborto,mas só se sujeitam a isso porque o querem, porque foram irresponsáveis em engravidar e inconscientes em fazer o aborto, muitas sem consciência para o risco e outras que mesmo conscientes põem em causa a sua própria vida.

6º - O FETO, esta é sem dúvida a razão mais mediática. Pelos simples facto que estamos muito longe de poder explicar os sentimentos e perceber os choques psicológicos ocorrem dentro de um útero. Podia dizer-vos que muitas pessoas que fazem regressões admitem regredir e lembrar-se de vozes e sentimentos que tiveram no útero da mãe. Mas é obvio que todos me diriam que isto é basear-me no esoterismo e muita gente não acredite nisso, embora não consigam resistir a ler os signos todas as semanas, ou fazerem a leitura das mãos etc... Por tanto não irei por aí. Vamos falar de genética, SERÁ QUE EXISTE ALGUÉM LIGADO À MEDICINA QUE ME SAIBA CONTRARIAR DIZENDO QUE UM FETO NÃO POSSUI JÁ A SUA PROPRIA INFORMAÇÃO GENÉTICA (ADN) E QUE CERTAS CLINICAS ESPECIALIZADAS JÁ PODERIAM MOSTRAR COMO IRIA SER A FISIONOMIA E CERTOS GOSTOS DESSA CRIANÇA? SERÁ QUE UM FETO COM BATIMENTO CARDIACO E QUE JÁ EFECTUA MINIMOS MOVIMENTOS NÃO DEVE JÁ SER VISTO COMO UM SER VIVO, E SENDO ELE FRUTO DA NOSSA ESPÉCIE, COMO UM SER HUMANO? CADA UM DE NÓS QUE VIVE O PRESENTE NÃO FOI AFINAL UM FETO UM DIA?

7º - A CRIANÇA ABANDONADA, MALTRATADA será que esta realidade será banida da nossa sociedade quando se despenalizar o aborto. Claro que não, esse é um problema que a nossa sociedade apenas tem de saber evoluir, gerar condições, acompanhar para que se evitem. NÃO SOMOS NINGUÉM PARA PREVER SE ESSA CRIANÇA, PELAS MINIMAS CONDIÇÕES QUE ACHEMOS QUE PODERÁ VIR A TER EM VIDA, NÃO POSSA VIR A TORNAR-SE ALGUÉM DIFERENTE E LONGE DAS REALIDADES QUE MUITOS DEFENSORES DO SIM DÃO COMO CERTAS, TAIS COMO A CRIMINALIDADE E MARGINALIDADE. Temos tantos bons exemplos para olhar vejamos O CASO DO RONALDINHO GAÚCHO (nasceu nos suburbios), ROMAN ABRAMOVICH (nasceu na miséria), KAROL JÓSEF WOJTYLA (o santo PAPA), JOÃO PEDRO PAIS entre muitos outros. E estes são simplesmente exemplos de grandes personalidades, quem não conhece ou tem como amigo uma pessoa que foi adoptada e vive com as mesmas ou melhores condções que todos nós.

8º - OS PROFISSIONAIS DE SAUDE, já pensaram neles? Pessoas que toda a vida travaram batalhas com a morte, que sempre defenderam a vida, agora terão de tirá-la. Se existem alguns que apoiam, outros que não apoiam e até se podem negar a fazê-lo ainda existem aqueles que não têm opção e terão de fazer parte deste triste acto.
Haveriam muitos outros a pontos a referir, relativamente aos defensores do SIM, o que defendem.


9º - AS MULHERES PRESAS EM PORTUGAL "Apesar de não haver em Portugal qualquer mulher presa pela prática de aborto, o argumento da prisão é reiteradamente esgrimido. Também aqui quero ser claro. Não concordo com aqueles que parecem querer confinar a legitimidade do Direito à sua eficácia absoluta, nem reduzo o Direito Penal à sua função repressiva. Ele tem uma função preventiva, dissuasora e, sobretudo, delimita fronteiras entre o que é ou não é lícito. Esta fronteira é essencial. Sem ela, corremos o risco de construir uma sociedade sem regras e sem valores." ( Palavras do Dr. Marques Mendes ao Correio da Manhã).


MOSTREM-ME UMA ÚNICA RAZÃO RESPONSÁVEL E REAL PARA IREM VOTAR SIM.
FAÇAM-ME UMA ÚNICA DEFESA DA MULHER, DA CRIANÇA, DA SOCIEDADE.
UMA ÚNICA RAZÃO QUE NÃO PAUTE PELO COMUDISMO MAS SIM PELO AMOR.
UMA ÚNICA RAZÃO QUE NÃO DEFENDA UMA IRRESPONSABILIDADE MAS SIM QUE UMA MULHER RESPONSÁVEL CONSCIENTE DOS SEUS ACTOS TEVE DE ABORTAR, TENDO EM CONTA A ACTUAL LEI.
UMA ÚNICA RAZÃO QUE SEJA QUE PENSE EM TODOS NÓS, SEM EGOÍSMOS. UMA VEZ QUE UMA GRAVIDEZ PODE SER EVITADA SE FORMOS RESPONSÁVEIS, UMA VEZ QUE O ABORTO É FRUTO DE UM ACTO DE IRRESPONSABILIDADE E COMO TAL NÃO HÁ RAZÃO PARA EXISTIR. UMA RAZÃO QUE NÃO FIRA NEM OBRIGUE PESSOAS A TEREM DE FAZER PARTE DESTA REALIDADE SEM A APOIAREM.
QUEM SERÃO AS PESSOAS RESPONSÁVEIS, QUEM SERÁ PENALIZADO SE O SIM OU O NÃO GANHAR?

Sem comentários: