Convidaram-me para ir visitar uma redacção de um semanário que tem umapseudo-colunista insuportável no seu alinhamento. Tenho pânico de pessoas a quem é dado espaço na Imprensa para escrever, supostamente, sobre etiqueta quando o que me apetece mesmo é espetar-lhe uma outra etiqueta, com uma daquelas máquinas de agrafos industriais, a dizer"Cuidado, é estúpida". O que posso fazer?
Caríssimo leitor, tem toda a minha simpatia. Imagino que não se pode recusar a ir.
Então, essa questão não se poria.
Exija simplesmente que tranquem a pseudo-colunista.
Exija simplesmente que tranquem a pseudo-colunista.
Essa gente que pseudo-escreve nos semanários é pretensiosíssima. Quanto mais sofisticada pretende ser, mais pirosa, no fundo, é. Os pseudo-colunistas, de resto, dividem-se entre os que me metem medo e os que detesto. A única simpatia que me merecem os do jornais mais sérios,com direcção editorial consentânea com o número de leitores que ainda vão garantindo, é a forma como escarnecem dos pseudo-colunistas de pasquins à laia do Sol.
Os pseudo-colunistas são também traiçoeiros. Podemos estar calmamente sentados a ler um semanário e, de repente, sentimos nos olhos aquele calor derivado da conspurcação do nosso intelecto por conjuntos de palavras que, seguindo algumas (poucas) das regras básicas da gramática que um dia aprendemos, não passam disso mesmo: de conjuntos indistintos de palavras sem sentido. Aí reparamos que o pató do editor só se pode ter deixado embevecer pela pseudo-colunista, a autora da ditosa verborreia incongruente.
E nós, com vontade de lhe dar um pontapé. mas aterrados com a ideia de que o estupor da pseudo-colunista ainda venha a discorrer sobre o assunto.
É uma mentira dizer que os pseudo-colunistas são asseados: conspurcam milhares de páginas das publicações do nosso país, espalham um sentido de impunidade relativamente ao assassinato da nossa língua e do comum bom senso - coisa que os editores dessas mesmas publicações nunca percebem, porque se habituaram à sordidez do ambiente redactorial.
Pior ainda, a ignomínia acaba por se nos pegar à escrita, não nos sai da cabeça - é nojenta.
Por que não faz saber com antecedência ao director do Sol que ter pseudo-colunistas daquelas é uma ordinarice indesculpável?
3 comentários:
Eu nunca li o Sol... Estou a perder alguma coisa?
Pelos vistos minha boa amiga, nãoperdes nada.
LOLLL
Ela devia estar a falar dos outros gatos... dos outros...! Daqueles da tv.
Abraço
Enviar um comentário