Morreu ontem o filho de John Travolta, chamava-se Jett Travolta, tinha 16 anos e sofria desde os 2 anos de idade do sindroma de Kawasaki. Foi encontrado na casa de banho com convulsões e acabou por não resistir às tentavias de reanimação.
Sindroma de Kawasaki
Esta doença foi descrita, em 1967, por um pediatra japonês, chamado Tomisaku Kawasaki. Ele descreveu um grupo de crianças com febre, manchas na pele, conjuntivite, vermelhidão da garganta e da mucosa oral, inchaço das mãos e pés e inchaço nos nódulos linfáticos no pescoço, e inicialmente chamou-lhe síndroma muco (mucosas da boca e olhos alteradas) cutâneo (alterações da pele) ganglionar (aumento dos gânglios linfáticos do pescoço). Alguns anos mais tarde, incluíram-se neste grupo de sintomas complicações cardíacas, tais como aneurismas (dilatação dos vasos sanguíneos) das artérias coronárias.
A doença de Kawasaki é uma vasculite sistémica aguda, o que significa que existe uma inflamação das paredes dos vasos sanguíneos, que pode evoluir para dilatação (aneurismas), principalmente, das artérias coronárias (os vasos que fornecem sangue ao coração). Porém, nem todas as crianças com esta doença irão desenvolver aneurismas. A maioria terá sintomas agudos, mas sem complicações.
2 comentários:
Possivelmente ele nunca irá ler isto mas ficam aqui os meus sinceros pesâmes pró John Travolta...
Vai ler concerteza, não sei se sabes, mas o John Travolta é um dos leitores assíduos do Pequeno Mundo.
Enviar um comentário