quinta-feira, julho 02, 2009
"CORAÇÃO" DE JOANA VASCONCELOS
A obra da artista plástica Joana Vasconcelos intitulada "Coração Independente Dourado" foi ontem arrematada num leilão londrino por um preço final que ascende aos 192 mil euros.
Veja o vídeo AQUI
A obra da artista plástica Joana Vasconcelos intitulada Coração Independente Dourado – uma peça que imita a filigrana típica de Viana do Castelo, elaborada com talheres de plástico, feita por encomenda para o restaurante lisboeta Eleven – foi ontem arrematada num leilão londrino por um preço final que ascende aos 192 mil euros.
A peça foi arrematada por uma coleccionadora britânica anónima e será emprestada pela nova proprietária, dentro de meses, para estar em duas exposições no Museu Berardo, em Lisboa.
A actual proprietária, que se sentou na segunda fila e manteve sempre um chapéu cinzento na cabeça durante o leilão, fez a licitação mais alta, no valor de 135 mil libras (cerca de 160 mil euros), após uma pequena competição com outro interessado presente na sala. Ao valor de remate são acrescentadas comissões e prémios de venda, fazendo o preço final ascender a cerca de 163 mil libras (192 mil euros).
Esta foi a primeira vez que uma peça de Joana Vasconcelos foi vendida num leilão comercial, uma vez que até ao momento apenas tinha exposto peças em leilões cujas receitas reverteram a favor de obras sociais.
Em declarações ao PÚBLICO, a artista manifestou o seu contentamento pela venda da peça: "Foi uma super-emoção. Acompanhei o leilão pela Internet, ontem, quando cheguei a casa. Nunca imaginei que fosse tudo tão rápido e dinâmico. Pensei que demorasse mais tempo. No final ficámos todos muito contentes".
"Mais do que o valor da obra - que acabou por atingir o dobro do previsto -, que é algo que fica fora do domínio do artista, o que eu espero é que isto sirva para abrir as portas do mercado inglês, que é super exigente. Gostava muito de pertencer a esse mercado e de estar representada numa galeria. Espero que isto ajude", avaliou ainda a artista.
Joana Vasconcelos recordou também, aos microfones da TSF, como lhe chegou a ideia para a elaboração da peça: “Foi uma encomenda do restaurante Eleven. Na altura da abertura do restaurante precisavam de uma peça que se relacionasse com a nossa História, tradição, com a ideia de luxo e também de restaurante. E aquilo que eu resolvi juntar foi, não só o fado, mas também a joalharia tradicional e, de alguma maneira, fazer um referente histórico à acção entre a comida e o cantar, ou seja, o fado é tradicionalmente cantado em restaurantes; e portanto fiz um coração de Viana com talheres de plástico que, de alguma maneira, repetiam a técnica da filigrana”.
Coração Independente Dourado mede 3,7 metros de altura
Nascida em 1971, Joana Vasconcelos trabalha sobretudo nas áreas da escultura e da instalação e já expôs em França, Espanha, Itália, Noruega, tendo recebido vários prémios.
A peça Coração Independente Dourado esteve exposta em 2007 em Bruxelas, durante a presidência de Portugal da União Europeia, no segundo semestre de 2007.
Foi também a primeira de uma série de "corações" de Joana Vasconcelos, que usou o mesmo material, talheres de plástico translúcidos, mas em vez de amarelo, fez réplicas em vermelho e preto.
O Coração Independente Dourado mede 3,7 metros de altura e dois metros de largura e "levou um trabalho enorme", recordou a artista, que demorou cerca de dois meses e meio a concluir o primeiro modelo. "Apesar de estar ligada muito à nossa iconografia e ao nosso passado histórico e à nossa identidade (...), é muito interessante ver como é que isso consegue passar as fronteiras de Portugal e comunicar em lugares onde não há as mesmas tradições, como aqui em Inglaterra", saudou a artista.
Para além dos talheres de plástico, a obra é composta pela corrente em ferro que a segura ao tecto, um motor que a faz girar e um CD com três músicas de Amália Rodrigues, "Estranha Forma de Vida", "Maldição" e "Gaivota".
A responsabilidade de a peça ter ido a leilão foi de Francis Outred, director internacional, responsável pela Europa, que viu pela primeira vez o Coração, na sua versão vermelha, numa exposição em Moscovo em Março deste ano.
"Era uma exposição cheia de [obras] de grandes nomes da arte contemporânea, como Maurizio Cattelan, Jeff Koons, Cindy Sherman, mas para mim [Joana Vasconcelos] foi a melhor da exposição", disse à Lusa antes do leilão.
Depois da mostra, procurou a artista em Lisboa e convenceu os proprietários da obra, os sócios do restaurante Eleven, a vendê-la em leilão em Londres.
Hoje vão a leilão, também na Christie's, obras de duas outras artistas portuguesas, Vieira da Silva e Paula Rego.
Joana Vasconcelos adiantou ainda ao PÚBLICO que irá apresentar no próximo dia 18 de Julho uma nova peça da sua autoria nas termas de Nisa chamada Valquíria - Enxoval, feita a partir dos enxovais típicos daquela localidade do distrito de Portalegre.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
:) eu gosto dela!
Enviar um comentário