terça-feira, agosto 04, 2009

SETE ANOS DE PRISÃO PARA ISALTINO

O Tribunal de Sintra condenou Isaltino Morais a uma pena de prisão efectiva de 7 anos e à perda imediata do seu mandato. O autarca já anunciou que irá recorrer desta decisão do tribunal. Isaltino Morais foi considerado culpado por quatro dos sete crimes de que estava acusado:

- Fraude fiscal, pelo qual foi condenado a indemnizar o Estado em 463 mil euros e à pena de dois anos de prisão;

- Abuso de poder, pelo qual foi condenado a uma pena de prisão de um ano e três meses;

- Corrupção activa, pelo qual foi condenado a três anos e sete meses de prisão;

- Branqueamento de capital, pelo qual foi condenado a uma pena de quatro anos de prisão.


O crime de corrupção diz respeito aos negócios com João Algarvio, o delito de abuso de poder está relacionado com os terrenos em Cabo Verde que lhe foram oferecidos e o terceiro crime, de fraude fiscal, tem que ver com o depósito de dinheiro em contas no estrangeiro.

Ficou provado que Isaltino Morais agiu de forma propositada ao depositar dinheiro nas contas dos colaboradores e em contas do banco UBS, tentando desta forma aparentar que o dinheiro não lhe pertencia. Ao abrir contas no estrangeiro, Isaltino Morais procurou apenas esconder ao fisco a existência dessas mesmas contas.


«Quero reiterar a minha inocência e a minha firme recusa em ser usado como bode expiatório da classe política», acrescentou, considerando que a pena a que foi condenado foi decidida em função de «juízos valorativos».
«Sou candidato à Câmara Municipal de Oeiras», rematou, considerando que «à politica o que é politica e à justiça o que é da justiça».
Questionado sobre a possibilidade de interromper o seu mandato, o presidente da câmara de Oeiras afirmou «estar preparado para tudo». «Sobretudo para a declaração da minha inocência», frisou.


Opinião: Vejamos agora se a sentença é cumprida! É mais do que altura de colocar este tipo de gente no lugar que merecem. O nosso pais está cheio de Isaltinos Morais, seja no sector politico como em tantos outros.

1 comentário:

tativic disse...

Acho-EU ACHO!-que Isaltino fica em "Banho Maria", à espera dos colegas Fátima, Valentim e Torres etc, para fazerem, entre eles, uma "corrida de cumprimento de pena": Só depois se saberá quem "ganha! "Penso eu de que"