terça-feira, dezembro 07, 2010

DIA DE SAQUE AOS BANCOS


Futebolista francês retirado apela aos cidadãos europeus para que levantem o dinheiro depositado. Coragem ou apenas loucura?

Hoje, dia 7 de Dezembro, é o dia apontado por Eric Cantona, 44 anos, internacional francês retirado em 1997, para que os europeus levantem depósitos bancários e correspondam a um apelo fatal para os sistemas financeiros que o antigo futebolista considera opressores.

«Nos dias de hoje é muito fácil fazer uma revolução. O sistema assenta no poder dos bancos, por isso tem de ser destruído através dos bancos», disse Eric Cantona, em Outubro, ao jornal francês Presse Océan, da região de Nantes, entrevista que ganhou depois dimensão mundial através de um vídeo na Internet.

«Em vez de irmos para as ruas, conduzir durante quilómetros, basta ir ao banco e levantar o dinheiro. Se houver muita gente a fazê-lo, o sistema colapsa. Sem armas e sem sangue», acrescentou, então, o francês, hoje essencialmente dedicado à representação e ao activismo social e político.

Entre a piada e o medo

Em França, o convite ao pânico bancário feito por Cantona, que nesta iniciativa tem ficado particularmente conhecido pela expressão Stopbanque, já rendeu ao mentor o cognome de Robin dos Bancos. Ainda ontem, o diário económico La Tribune perguntava na primeira página: Cantona vai dar cabo dos bancos?


Sem comentários: