sexta-feira, janeiro 23, 2009
CURIOSIDADES SOBRE FERNANDO PESSOA
* Numa tarde em que José Régio tinha combinado encontrar-se com Pessoa, este apareceu, como de costume, com algumas horas de atraso, declarando ser Álvaro de Campos, pedindo perdão por Pessoa não ter podido aparecer ao encontro.
* O poeta trabalhava como correspondente comercial, num sistema que hoje denominamos free lancer. Assim, podia trabalhar dois dias por semana, deixando os demais apenas para dedicar-se à sua grande paixão: a literatura.
* Cecília Meireles veio a Portugal, para proferir conferências na Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, em 1934. Um grande desejo seu era conhecer o poeta de quem se tinha tornado admiradora. Através de um dos escritórios para o qual trabalhava o poeta, conseguiu comunicar-se com ele e marcar um encontro. Esse encontro ficou fixado para o meio-dia, mas ela esperou inutilmente até as duas da tarde, sem que Fernando Pessoa desse o ar de sua presença. Cansada de esperar, Cecília voltou ao hotel e teve a surpresa de encontrar um exemplar do livro Mensagem e um recado do misterioso poeta, justificando que não comparecera porque consultara os astros e, segundo seu horóscopo, “os dois não eram para se encontrar”. Realmente, não se encontraram, nem houve mais muita oportunidade para isso, já que no ano seguinte Fernando Pessoa faleceu.
* O assento de óbito de Pessoa indica como causa da morte "bloqueio intestinal". No entanto, ele faleceu de "cólica hepática" (provavelmente uma colangite aguda causada por cálculo biliar), falecendo de suas complicações, possivelmente associada a uma cirrose hepática provocada pelo óbvio excesso de álcool ao longo da sua vida (a título de curiosidade acredita-se que era muito fiel à aguardente "Águia Real").
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Já fiquei a saber um pouco mais sobre este grande Poeta!!!!
Também eu!
Fernando Pessoa e Afonso Henriques: 2 grandes figuras e 2 "pequenas mortes"... um de bloqueio intestinal e outro de uma infecção numa ferida após pancada numa porta.
Obrigada Elisabete pelo esclarecimento da morte destes dois senhores, não precisavamos de saber tanto!!!
nossa é tão bom você conhecer a vida de grandes autores e escritores da literatura por inteiro,esse texto me serviu de grande conhecimentopois esclareceu minhas duvidas e abriu minha mente para aprender mais.
Enviar um comentário