O Egipto anunciou hoje uma proposta para um cessar-fogo imediato entre Israel e o Hamas, a ser seguida por negociações com vista à pacificação da Faixa de Gaza. A iniciativa prevê, entre outros aspectos, o fim do bloqueio ao território palestiniano e medidas para impedir o contrabando de armas transfronteiriço.
A proposta foi apresentada pelo Presidente egípcio, Hosni Mubarak, no final de uma reunião com o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, que se encontrou com vários líderes da região para conseguir um fim dos combates.
O diário israelita “Haaretz” adianta, contudo, que europeus e americanos sugeriram a Mubarak o envio de peritos em engenharia militar para a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egipto, zona onde se supõe existirem dezenas de túneis usados para contrabando de bens e tráfico de armas. Esta força, adianta a mesma fonte, actuaria do lado egípcio da fronteira, em colaboração com as autoridades locais na destruição daquelas estruturas.
O “Haaretz” adianta ainda que Sarkozy teria proposto ao Egipto o envio de uma pequena força naval para a região, a fim de combater o tráfico de armas por via marítima para a Faixa de Gaza, território controlado há ano e meio pelo Hamas.
Sem comentários:
Enviar um comentário