quarta-feira, fevereiro 11, 2009

ELEIÇÕES EM ISRAEL


O Kadima, de Tzipi Livni, venceu as eleições legislativas em Israel e terá conquistado mais dois lugares do que o Likud, de Benamin Netanyahu, de acordo com as sondagens à boca das urnas, mas os dois dirigentes políticos afirmaram ambos que esperam vir a formar governo.

A líder do Kadima, Tzipi Livni, reagiu aos resultados afirmando que o seu partido formará governo. "Israel escolheu o Kadima e nós formaremos o próximo governo".

No entanto, e apesar da derrota nas urnas, o Likud disse que formará governo, uma vez que o bloco da direita somou mais votos do que o da esquerda. "Benjamin Netanyahu será o próximo primeiro-ministro", refere um comunicado do Likud.

De acordo com a sondagem de uma das estações, citada no mesmo site, o bloco dos partidos de direita consegue um total de 64 votos, contra 56 do da esquerda, o que poderia levar o Presidente Shimon Peres a convidar Netanyahu para formar Governo. O Kadima terá dificuldades em reunir uma coligação que ultrapasse os 61 votos necessários para formar uma maioria.

"Já telefonei aos líderes partidários e amanhã [quarta-feira] começaremos as negociações para formar Governo", disse Netanyahu, que se declarou como vencedor das eleições. Entre os líderes que Netanyahu contactou conta-se Avigdor Lieberman, um dos vencedores da noite eleitoral.

Avigdor Lieberman, o presidente do partido ultranacionalista Yisrael Beyteinu, o terceiro mais votado, de acordo com as sondagens, com um total de 15 lugares, disse que detém as chaves do próximo governo de Israel. "Nestas eleições, marcámos a agenda. Esse é o nosso maior feito", afirmou.

Sem comentários: