quinta-feira, fevereiro 04, 2010
PROTESTO DOS ESTUDANTES
Os anos passaram mas os problemas são quase os mesmos. Contudo, desta vez, o objectivo dos estudantes não é encher as ruas de Lisboa. Querem "regionalizar" os protestos e mostrar ao Ministério da Educação que não pode olhar para os alunos como um todo.
Mesmo assim, há muitas causas comuns: educação sexual, democracia e um novo Estatuto do Aluno são reivindicações que querem ver atendidas. "Já!"
O dia de luta foi convocado pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico. A educação sexual, apesar de ser uma exigência antiga, ganhou voz e peso. Mas a velhinha liberdade continua a ser uma reivindicação. Se Luís de Camões visitasse hoje as escolas provavelmente emendaria o poema "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades".
Rita Santos, aluna da Escola Secundária de Henriques Nogueira, em Torres Vedras, também acredita que "vir para a rua é mais do que uma necessidade, é uma obrigação". E acrescenta: "Temos direito a uma escola pública de qualidade mas também temos de lutar por ela." Sobre os actuais problemas, explica que o mais recente é o "risco de privatização". "Com a remodelação das escolas que a Parque Escolar está a fazer há serviços como as cantinas e os bares que estão a ser entregues a privados e os preços estão a subir", alerta. A falta de condições humanas e técnicas das escolas e "o número cada vez maior de adolescentes grávidas ou com doenças sexualmente transmissíveis" são outras das actuais preocupações.
Que maravilha, hoje não há aulas, podem ir brincar às manifestações e gritar por liberdade, eu acho particularmente piada a essa da liberdade, um direito absoluto que os jovens parecem não entender que têm-na até demais.
Educação Sexual, ouvi eu jovens a gritar. Queixam-se de adolescentes grávidas e de doenças sexualmente transmissíveis... mas afinal de contas estes jovens de hoje sabem bem mais do que os de outros tempos. O sexo está explícito na internet, na televisão, no cinema, em todo o lado. Quem nos dias de hoje não sabe como evitar uma gravidez???
Bem sei que há coisas que ainda estão erradas, mas o problema principal da educação de hoje, é mesmo a educação cívica.
São estes mesmos jovens que hoje gritam por uma educação melhor, que se esquecem dela quando saem à noite, onde sem se aperceberem mostram nas ruas a verdadeira falta de educação que têm.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário