quinta-feira, janeiro 11, 2007

BOMBEIROS...VOLUNTÁRIOS?



Imagine que sai de casa com a esposa e o filho para passear, pensa que sua esposa tem a chave e ela pensa o mesmo de si, mas afinal nenhum dos dois trazia a chave consigo. Chegando à rua percebem que estão com um problema, como vão entrar em casa???
Tocam para a vizinha do lado para poder pular de uma varanda para a outra, mas ela não atende...
Então que fazer agora? Alguém sugere uma ida aos bombeiros da cidade, que por sinal ficam a poucos metros dali.
Chegados ao quartel e explicado o problema, os ditos soldados da paz, aqueles cuja função é ajudar as pessoas e que enchem a boca ao se proclamarem de voluntários respondem o seguinte:
- Ora, os senhores vivem num 2º andar, é necessário a presença de uma autoridade e vai custar-lhe 51 €uros.

Conclusão, voltei a inssistir na campaínha da vizinha e acabei a tarde saltando de uma varanda para a outra.


PENSAMENTO: Todos nos lembramos daquelas histórias de criança, em que os bombeiros vão resgatar o gatinho da menina, que havia subido numa àrvore.
Quanto teria levariam os bombeiros da minha cidade para tirar o gatinho de cima da àrvore?

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois, isso é realmente muito chato. Eu sei disso porque já me aconteceu algo muito semelhante.

No entanto também compreendo os bombeiros porque segundo a lei eles têm mesmo de agir assim, ou seja chamar uma autoridade policial...
Quanto ao valor dos 51€ isso já não sei, mas olha estamos num país onde se pagam impostos e mesmo assim a tendência é pra se pagar tudo, enfim...

Abraço

Anónimo disse...

De facto é uma situação muito chata, concordo, mas tentemos compreender o outro lado.
Em primeiro lugar, uma abertura de porta nesta situação não é uma situação de emergência, o que é totalmente diferente de uma situação que por exmplo esteja alguem trancado em casa ou esteja uma panela ao lume, por exemplo, serviços pelos quais já não seria cobrado qualquer quantia. E, por isso, é um serviço que aquela coorporação presta e que sai muito mais em conta do que se fosse uma empresa qualquer, que também prestem o mesmo tipo de serviços, em que no final se calhar ainda acabaria por ter que comprar uma fechadura nova.
Em segundo, as diversas associações de bombeiros não possuem uma situação financeira desafogada e é neste e outros tipos de serviços em que conseguem arranjar algum dinheiro.
Em relação à polícia é obvio, é uma garantia para os bombeiros e para as proprias pessoas. Imaginem que a pessoa que solicita a abertura de porta era um assaltante... Já imaginaram o que era chegarem a casa e não terem nada? E depois de quem era a culpa?
E não pensem que lá por pagarem os impostos que as diversas associações recebem uma fatia do bolo, porque estão completamente enganados, muitas delas sobrevivem de donativos e subsídios incertos..

Um abraço