sexta-feira, abril 27, 2007

FAZ HOJE UM ANO - FREEDOM TOWER


Logo após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 um movimento surgiu para a reconstrução das torres. Este movimento contribuiu com estudos para a Freedom Tower. A competição de projectos para a nova torre foi ganha pelo arquiteto Daniel Libeskind. Contudo, a sua proposta foi alterada por ter sido considerada vulnerável a ataques terroristas. A alteração aprovada foi desenvolvida pela equipe do arquiteto David Childs.
Existe também uma parcela do público que preferiria a reconstrução das torres no formato que foi destruído, em vez das propostas apresentadas. O projeto recebeu a aprovação final e a construção começou a 27 de Abril de 2006, prevê-se que esteja concluída entre 2011 e 2012.

* O último andar da Freedom Tower terá o número 102, embora o edifício venha a ter apenas 82 andares.Isso devido ao primeiro andar de escritórios receber o número 20.Contando com a base e os andares que não são considerados ocupados a torre terá 108 assoalhos totais, mas são considerados apenas andares de maquinas, por isso algumas fontes alegam que esses 6 andares mecânicos não fazem parte do edifício .
* A Freedom Tower poderá ser o edifício mais alto das Américas quando concluído.

* O edifício vai ultrapassar a actual torre mais alta do mundo, a Torre Taipei 101, em Taipei que alcança 508 metros. No entanto, não adquirirá este título, uma vez que o arranha-céu Burj Dubai estará completo em 2008 e terá mais de 700 metros de altura.
* A Freedom Tower terá dois andares a menos que as Torres Gêmeas, mas em decorrência dos andares serem um pouco mais largos, a Freedom Tower terá o roof da mesma altura que a torre sul, mas terá muitos metros a mais que as torres do World Trade Center original do alto da antena.
* Os vidros têmperados usados nas janelas e nos lados da Freedom Tower, terão uma resistência única. Se eles forem atingidos por um avião, uma bomba ou um míssel, não estourarão com violência e se transformarão em estilhaços pegando fogo, que voam para longe (como aconteceu com os vidros das Torres Gêmeas, no 11 de Setembro) e sim, quebrarão rapidamente em pedaçinhos que caem no chão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ou seja, devemos considerar que este novo edifício será uma tentação ou um desfio para os terroristas? Os americanos são mesmo parvos!! (ou então não, tendo em conta o dinheiro que a construção da nova torre terá dado a ganhar a alguns magnatas). De qualquer forma, porque não fizeram eles um belo jardim urbano, com árvores e plantas em memória dos que ali terminaram os seus dias, para que a terra pudesse respirar as suas almas, e os seus familiares ali pudessem fazer harmoniosamente o seu pranto? NÃO, TAPA TUDO COM CIMENTO!! HÁ-DE SER O MÁIOR DO MUNDO!!NA AMÉRICA É TUDO Á GRANDE!!