quinta-feira, maio 24, 2007

O NOSSO RUI PEDRO

Não podemos deixar este caso cair em esquecimento, marcou-me a mim e a muitos portugueses, quando a história surgiu publlicada nos jornais, e apareceu nas televisões...
Aconteceu muito antes de se começar a falar no caso Casa Pia...
Rui Pedro tinha 11 anos quando desapareceu. «Foi no dia 4 de Março de 1998, em Lousada. Por volta das duas da tarde, o meu filho pediu-me para ir dar uma volta de carro com o Afonso, um amigo dele. Disse-lhe que não. E ele foi andar na bicicleta da irmã. Desde esse dia, até hoje, nunca mais soubemos dele. Todavia, há miúdos do ciclo que o viram entrar no carro do Afonso.» depois de ter faltado á explicação e a bicicleta ter aparecido num mato... começaram as buscas. O tal de Afonso, foi interrogado pela familia (oferecendo-lhe tudo aquilo que ele quisesse pela resposta), ao que este respondeu a chorar que não sabia mas que se quisessem encontrá-lo deveriam ser fechadas as fronteiras pois ele podia estar já muito longe, a caminho do estrangeiro.
O primo de Rui Pedro resolveu também contar uma conversa que tivera com Afonso.... André veio a dizer que o Afonso os tinha convidado para irem no seu carro ás prostitutas e que tinham combinado encontrarem-se num outro local chamado Quinta da Costilha. Disse também que faltou a esse encontro porque a mãe não o tinha deixado sair de casa. Nesse dia a familia recebeu um telefonema em que uma criança com a voz igual á do Pedro... só consegui chamar pela mãe, tendo sido cortada a comunicação por alguém que lhe tirou o telefone das mãos e depois desligou. Nenhuma destas chamadas foi localizada. A partir daí foi um desenrolar de situações.
Em 2003 uma nova fotografia parece ter suscitado uma nova ponta de esperança para os pais do menino mais mediático da história da pedofilia em Portugal: Rui Pedro.
Ao que tudo indica, e de acordo com novas pistas, havia fortes possibilidades do jovem, estar "preso" nas teias de uma rede pedófila. Manuel e Filomena Mendonça, identificaram o filho numa fotomontagem de um cd rom da rede internacional Zandvoort. Ainda que a fotografia fosse montada, em que o corpo parece ser de uma rapariga, o pai de Rui Pedro garantiu não ter quaisquer dúvidas em relação ao rosto do filho.Depois de inúmeras pistas sem quaisquer resultados, esta parece não ser a primeira vez que Rui Pedro é reconhecido em fotos de redes pedófilas. Os familiares identificaram-no noutra imagem com a nudez exposta, "amarrado e com a cara tapada. Filomena Mendonça implorou o apoio da sociedade "para abraçar de novo o filho". O caso do Rui Pedro começou a ganhar, manifestamente, novos contornos.
Meses depois mais uma pista: Tratava-se de uma fotografia descoberta por uma jornalista da TVI, que no decorrer de uma investigação sobre pedofilia deparou-se com uma imagem que lhe fez lembrar o Rui Pedro. Depressa a jornalista entrou em contacto com a Polícia Judiciária e com a família do jovem desaparecido. A mãe foi peremptória ao afirmar que "este é claramente o Rui Pedro, tal como aquela fotografia que foi publicada na revista "Caras" de há dois anos".(na revista caras, rui pedro foi fotografado por acaso, junto a uma piscina com alguns homens de idade) A TVI encontrou num CD que fazia parte de um vasto espólio apreendido a um pedófilo holandês, que entretanto foi assassinado. Dessa apreensão constam CD's com várias dezenas de milhar de fotografias...As fotografias visionadas mostram crianças a ser abusadas sexualmente por adultos, 14 dos quais são identificáveis em várias fotografias. Este facto poderá ser uma das pistas das autoridades europeias, nomeadamente belgas e holandesas, que têm-se dedicado afincadamente ao combate à pedofilia nos últimos anos.
A questão agora é a seguinte... Rui Pedro tem agora 20 anos! Como estará a cabeça deste adolescente... como estará ele física, psicologica e emocionalmente? Uma criança perturbada, sofrida.. Será que está tão embrenhada no mundo da pornografia, que quer voltar para casa? Se é que está vivo!

Sem comentários: