sábado, outubro 25, 2008

ESTÁDIO DA LUZ FAZ 5 ANOS


Faz hoje cinco anos que o Estádio da Luz foi inaugurado. Muitos benfiquistas se lembrarão ainda das emoções vividas no velhinho recinto, situado sensivelmente no mesmo local, mas poucos terão grandes saudades dele. À nova Catedral não lhe faltam atributos: é grandiosa, imponente, moderna e, quando cheia de adeptos, absolutamente arrepiante, dado o ambiente infernal que recria. Além disso, tem o que mais nenhum outro no Mundo tem: uma águia a sério a viver lá dentro que, a cada jogo, presenteia o público com um espectáculo único.

E, com os cinco anos de existência, chegam também os cinco milhões de espectadores. Amanhã, no jogo com a Naval, referente à sexta jornada da Liga Sagres, é certa a ultrapassagem dessa fasquia. O número global de espectadores é de 4 979 643, distribuídos ao longo de 131 desafios, com uma média de 39 417 pessoas por jogo.
Para se ter uma ideia mais concreta destes cinco milhões que amanhã se atingem, imagine-se metade da população de Portugal, mais coisa menos coisa. É, pois, a quantidade de gente que já passou pelas bancadas da Catedral. O adepto 20 357 que amanhã passar o seu bilhete em um dos muitos torniquetes do recinto será precisamente o espectador cinco milhões da história da Luz, pelo que o clube o premiará com uma viagem à Grécia, para assistir ao encontro com o Olympiacos, marcado para 27 de Novembro.
Várias iniciativas marcam a festa dos cinco anos da Catedral. A começar pelos bilhetes para o jogo de amanhã, com a Naval, que custam apenas cinco euros para os sócios. Nuno Gomes, autor do primeiro (e segundo) golo(s) na nova casa, frente ao Nacional Montevideu, na festa de inauguração, será homenageado. Luís Filipe Vieira entregará ao goleador um troféu alusivo a esse marco, mas também aos 150 golos já apontados pelo capitão ao serviço do emblema da águia. Além disso, cinco artistas convidados irão cantar o hino do Benfica e será realizado um sorteio de 20 mil euros em barras de ouro. A águia Vitória também fará partes dos festejos: a designer Ana de Lima colocará ao seu pescoço uma medalha produzida para a ocasião, naquela que será a primeira jóia de uma colecção exclusiva do Benfica.

Sem comentários: