sábado, janeiro 31, 2009

O QUE É O AMOR ?


Há quem diga que o amor é uma droga: sob a sua acção, o organismo é inundado por uma descarga química que produz efeitos semelhantes aos de um opiáceo.



As três fases do amor

Desejo sexual

É a fase da luxúria, do impulso sexual indiscriminado desencadeado pelas nossas hormonas sexuais, a testosterona nos homens e o estrogénio nas mulheres.

Amor Romântico

É a fase da atracção sexual selectiva, do enamoramento e da paixão. É quando perdemos o apetite, a concentração, o sono e a razão. É quando o coração bate mais depressa, as mãos ficam suadas e a respiração parece falhar. A passagem da fase do desejo para a do amor é controlada pela feniletilamina, uma molécula natural semelhante às anfetaminas. Há uma descarga de dopamina e norepinefrina, duas substâncias associadas aos centros de prazer no cérebro. São, na prática, estimulantes naturais do cérebro.

Fase de ligação

É a fase do compromisso, do amor maduro, da estabilidade emocional. Aqui entram em acção sobretudo duas hormonas: a oxitocina, libertada durante o sexo e conhecida como a "hormona do carinho" ou "do abraço"; e a vasopressina, tida como a hormona da fidelidade.


retirado de uma reportagem no Expresso

4 comentários:

Anónimo disse...

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
LLLLLLLLLLLLLLLLLLL

POR FAVOR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SE ESTÁS AÍ AJUDA-ME!!!!!!!!!!!!!
AMOR NÃO EXISTE. SÓ PREDADORES E PRESAS!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Infelizmente existem desilusões de Amor, mas o Amor existe sim, e qd é vivido e envolvido por 2 pessoas é Maravilhoso!!!!!!!Lindo!!!!!

2012... disse...

Eu já vivi o amor..é maravilhoso...

mas há uma dúvida que se perfaz por milhares de anos: será que o amor acaba?


beijos

Anónimo disse...

O amor é eterno enquanto dura...mesmo que isso implique a sua efemeridade.