domingo, janeiro 18, 2009

PARA QUANDO O ENTENDIMENTO?

O Hamas anunciou um cessar-fogo imediato, abrangendo o grupo islamista palestiniano e todos os seus aliados na Faixa de Gaza, e deu a Israel uma semana para sair do território. O anúncio foi feito inicialmente por um oficial sénior do movimento, Ayman Taha, e posteriormente confirmado pela liderança do Hamas, exilada na Síria.


"O Hamas e as suas facções anunciam um cessar-fogo imediato em Gaza e dão a Israel uma semana para se retirar", indicou inicialmente Ayman Taha a partir do Cairo, onde está a ser negociada uma trégua.

A liderança do Hamas exilada em Damasco
afirmou, por seu lado, em comunicado, que irá cooperar com os esforços de paz. "Estamos dispostos a cooperar com qualquer esforço, especialmente do Egipto... para chegarmos a um acordo definitivo que cumpra as nossas exigências de levantamento de todos os bloqueios fronteiriços e abertura de passagens", indica o comunicado.


O Hamas exige a abertura das passagens fronteiriças a fim de permitir a entrada de alimentos e de bens de primeira necessidade.

Israel tinha indicado, porém, hoje cedo, que não iria ficar constrangido a um calendário de retirada da Faixa de Gaza enquanto o Hamas não parar de disparar "rockets" contra Israel, o que aconteceu já esta madrugada, escassas seis horas após a declaração de cessar-fogo unilateral por parte de Israel, a partir das 00h00 portuguesas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que param?? E por quanto tempo?? Não consigo compreender como continuam com esta guerra estúpida (todas as guerras o são)...