
Itália (4 Fevereiro de 2009)
Eluana Englaro, de 38 anos, foi transferida para a clínica onde vai deixar de ser alimentada artificialmente, por ordem dos tribunais, após anos em estado vegetativo persistente. A italiana, que ficou assim devido a um acidente, em 1992, deverá morrer dentro de dias, sob protesto da Igreja.
Morte de Eluana deve demora entre 15 a 20 dias
"É preciso travar a mão assassina" que vai suspender a alimentação artificial de Eluana Englaro, provocando-lhe consequentemente a morte, defendeu num jornal italiano o ministro da Saúde do Vaticano, o cardeal Javier Lozano Barragan.
"Quem costuma actuar de noite são os ladrões e os assassinos", lia-se nos cartazes de um grupo de católicos que durante a madrugada protestou contra a eutanásia, à porta da clínica de Lecco, perto de Milão, onde há muito estava internada.
Eluana, de 38 anos, está em estado vegetativo desde 1992, quando sofreu um acidente de carro. Foi já transferida para o hospital onde vai deixar de ser alimentada artificialmente, a clínica La Quieta, em Udine, no nordeste de Itália. E morrer dentro de um prazo de 15 a 20 dias, segundo médicos citados pela AFP.
A La Quieta foi a única clínica que aceitou deixar morrer Eluana e cumprir, assim, uma decisão judicial confirmada por três tribunais diferentes: o da Relação e o Supremo italianos, além do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos de Estrasburgo. As outras recusaram a fazê-lo, incluindo a de Lecco, sua terra natal, depois de pressões do Governo de Berlusconi e dos governos regionais. O Ministério da Saúde enviou, em Dezembro, uma circular para as clínicas a dizer que a decisão de deixar de alimentar artificialmente Eluana era ilegal e que quem a executasse estaria a arriscar-se ao encerramento.
As pressões do Governo e da Igreja Católica não detiveram, porém, a clínica La Quieta. "Ela não sofrerá", garantiu o seu neurologista, Carlo Alberto Defanti, citado pela AFP, acrescentando que os médicos suspenderão a alimentação dentro de três dias após fazerem algumas verificações. Defanti é parte de uma equipa de 15 médicos que se constituiu em associação a fim de melhor enfrentar eventuais processos judiciais, segundo noticiou a agência Ansa.
Na opinião do pai de Eluana, que durante anos andou de tribunal em tribunal para obter legalmente o direito de deixar a filha morrer, este é "o primeiro passo para [conseguir] a libertação da minha filha". Beppino Englaro garante que Eluana não quereria viver neste estado vegetativo persistente se pudesse escolher.

A eutanásia é ilegal em Itália, mas os tribunais decidiram que é possível deixar de alimentar uma pessoa, como aliás aconteceu, em 2005, no caso da americana Terri Schiavo. A crueldade de matar alguém à fome e à sede levou muitos ao protesto, liderados pela Igreja.
Na entrevista que deu ao jornal La Repubblica, o cardeal Javier Lozano Barragan disse que permitir a morte de Eluana Englaro "vai representar uma derrota no respeito pela vida humana". O próprio Papa Bento XVI, no domingo, manifestou a sua indignação sobre este caso. "A eutanásia é inaceitável. É uma falsa solução para o drama e sofrimento. É um acto indigno do homem", disse o líder da Igreja Católica, a qual acredita que só Deus pode tirar a vida.
Apesar de já não ser jurídica, como foi ao longo de anos, a polémica sobre a suspensão da alimentação artificial a esta italiana promete continuar a nível religioso, político e ético, até ao dia em que Eluana Englaro completa a sua viagem. Na clínica La Quieta, ou seja, A Tranquila.
Uma vitória do humanísmo e da dignidade. Uma vitória dos direitos humanos.
Eluana Englaro vai finalmente ter o direito a morrer. Depois das decisões dos tribunais, e não foi só um, foram o da Relação, o Supremo Italiano e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos de Estrasburgo. Vai ser o fim de uam luta que sua familia travou e que cumpria uma vontade e um desejo sempre expressos em vida pela na altura jovem italiana..
A Igreja e os restantes sectores retrógrados da nossa sociedade podem berrar pelo direito á vida. Podem esquecer-se da dignidade da vida. Podem ocultar o sentido da palavra vida. Podem até defender que a vida não nos pertence (para mim os meus únicos criadores foram o meu pai e a minha mãe) e que o supremo é que nos guia.
Para mim e para muitos outros defensores da VIDA esta deve ser plena. Em liberdade, em harmonia e em consciência.
É muito bom ver a Igreja a berrar, a insultar e a barafustar contra decisões. Normalmente é porque chegou a hora de mais um avanço civilizacional e isso a mim deixa-me sempre satisfeito.
Para mim e para muitos outros defensores da VIDA esta deve ser plena. Em liberdade, em harmonia e em consciência.
É muito bom ver a Igreja a berrar, a insultar e a barafustar contra decisões. Normalmente é porque chegou a hora de mais um avanço civilizacional e isso a mim deixa-me sempre satisfeito.
Até porque ao contrário do que diz e pensa o Papa Bento XVI, não é Deus que nos tira a vida, pode ser um carro desgovernado, uma doença grave, um homem armado, até mesmo uma gripe mal curada...
11 comentários:
Era maravilhoso que todos os paises aprovassem uma lei para que as pessoas podessem escolher o que acham melhor para elas próprias... Que a Eluana descanse em paz...
Diritto di morire??? Allora...Eluana chiede per morire???
Sei un mostro crudele!!!
Tradução deste Anónimo...
Direito de morrer? Eluana ... então pede para morrer?
Você é um monstro cruel!
Obrigado pelo comentário. Decerto é alguém da Igreja, ou talvez do governo de Berlusconi...
sì, il diritto a morire in pace, con dignità. Provare a vivere come lei ha vissuto dal 1992 e mi dice che le fiamme sono vivo ...
porque estao a fazer isto se o disto resolveu que ela tinha de viver entao nao sao voces que vao mudar acabar com uma vida nao façam isto pelo amor de deus ela ate esta boa de aparençia
Ela está com uma aparência óptima, parece que vai para uma festa!... Francamente, ela nem fala!!!!
Quando os pais morrerem quem vai tratar dela? O Papa? Deus? Tenham vergonha, usem o cérebro!!!
Eu acredito que até agora a deixaram viva, com a evolução das pesquisas com célula tronco, deveriam dar uma chace para possibilidade de utilização das mesmas num futuro próximo.
Mas, caso não queiram aguardar a evolução da medicina, que dessem uma morte digna com medicação (eutanásia é eutanásia), então acabem logo com a vida desta pessoa de uma forma digna e rápida, pois ninguém pode garantir 100% que não haja sofrimento com a suspensão de alimentação e água.
Ou dê uma chance a medicina ou acabem com a vida desta moça de uma forma rápidas e sem possiveis sofrimento
ola
o meu nome é catarina
a minha opiniao sobre isto é que realmente se trata de uma situaçao muito delicada. tenho seguido as noticias sobre este caso e acho que se os país de eluana optaram por isto eles devem ter os seus motivos... afinal ela é filha deles, nao iriam querer o seu mal! no entanto confesso que eu penso que seria incapaz de tomar tal atitude com alguem que amasse... nao por ser eutanásia mas sim porque vi como ficou o cadaver de terri shiavo e penso que retirar a alimentaçao e hidratação é cruel. nao acredito que nao sofram com isso, pois sao muitos dias e apesar do estado deles acredito que a falta de hidrataçao e alimentaçao lhes cause sofrimento
atenciosamente
Nossa...Que triste, mas com certeza o Pai dela deve esta sofrendo mas doque ah propria sofreu.Que papai do Ceu o de conforto.e aqui vai o meu total apoio.
Concordo com você, Luis. Hoje eu também comentei no meu blog sobre a soberania berlusconis e vaticanos sobre a vida alheia. Parabéns pelo texto.
la idea MagnГfica y es oportuno http://nuevascarreras.com/comprar-cialis-es/ cialis precio argentina Questo ГЁ un comune condizionalitГ [url=http://nuevascarreras.com/tag/cialis-online/ ]cialis 5 mg [/url]
acredito que morrer de fome e sede
não seja uma morte digna, aliás é isso que falam os HUMANISTAS, quando dizem das crianças da África que morrem privadas de comida e água.
Enviar um comentário