quarta-feira, abril 08, 2009

POR AMOR A PORTUGAL...

Depois de ler bastante sobre Salazar, (devo dizer que foi muito gratificante a pesquisa exaustiva, porque é bom ter o conhecimento das coisas) vi documentários, conversei com várias pessoas que viveram nessa altura, mesmo pessoas de esquerda, li artigos do antes e depois, a conclusão que eu tiro é que era um homem sério, integro, apaixonado por Portugal e que nunca encheu os bolsos, nasceu pobre e morreu simples, sem riqueza, sem contas na Suíça e sem ter de roubar o seu povo.

Cometeu erros, quem não os comete? Muita gente foi maltratada e assassinada pela PIDE, mas isso era um facto corrente em quase todos os países do mundo nessa altura, não era um mal unicamente nosso.


Gritam agora que não havia liberdade, que era um ditador, mas havia respeito, responsabilidade. Agora existe liberdade excessiva, mas continua a existir abuso de poder e a liberdade muitas vezes é falsa, fingida, camuflada, apenas mudou de nome.


Salazar governou num tempo de ditadores, não era ele o único. Tenho a certeza que se hoje fosse vivo e estivesse no poder teria todos os trunfos para ser apreciado por todos os portugueses.

Salazar, quer se goste ou não se goste, fez tudo por Portugal e era um dos homens mais inteligentes de todo o mundo na sua altura.

2 comentários:

disse...

Algo que dizes é correctissimo: as coisas apenas mudam de nome com o tempo. Mas os conceitos são sempre os mesmos. Quanto ao Salazar apenas digo que foi um grande político. E depois, as imagens que se criam em torno das grandes personagens são sempre tão criativas que danificam a simplicidade do que foi mesmo verdadeiro.

Anónimo disse...

pena não ter vivido nesse tempo e as pessoas de esquerda que ouviu, certamente eram do MIRN.
Vejo que é um grande investigador, um pensador sério, honesto, íntegro, como o seu mentor.