sexta-feira, abril 17, 2009

REUNIÃO DE PAIS


Hoje fui a mais uma reunião de pais, para saber como anda o meu filhote mais velho na escola. Quanto às suas notas escolares, nada de muito diferente, continua com alguns 3 e o resto 4. Reparei que a maioria da turma, cerca de 55% dos alunos reprovaria se o ano lectivo terminasse agora.

A professora apontou como razão para a diminuição do aproveitamento neste 2º período a falta de motivação dos alunos. Fez referência ao desinteresse das crianças pela escola e pelos trabalhos de casa, dizendo ainda que apenas 4 ou 5 alunos fazem os trabalhos que são pedidos.
Disse ainda que os pais em casa tem de estar mais "em cima" deles, obrigando-os a estudar em vez de ficarem a ver televisão e jogar playstations.

Olhei em meu redor e fui obrigado a intervir, naquela sala estavam nada mais nada menos que 9 encarregados de educação, sendo que dois deles são da mesma criança (eu e a minha ex-mulher), o que faz com que apenas 8 alunos ali estivessem representados, isto numa turma de 21 alunos.

Então eu perguntei à professora se a falta de motivação e interesse seria apenas culpa das crianças, porque me parece que a culpa maior seja dos próprios pais das crianças, esses sim, me parecem demasiados preocupados com suas vidas e seus trabalhos e muito pouco motivados para a aprendizagem dos seus próprios filhos.


E a parte que cabe aos professores para incentivarem as crianças? Será que está a ser bem conduzida?
Ouço os professores reclamarem contra as normas do ensino, ouço os pais reclamarem contra a forma de ensino, mas vejo muito pouco tanto de uns como de outros. Será que é só as normas deste ensino que estão mal?

4 comentários:

disse...

Concordo plenamente contigo...os professores deste país reclamam e manifestam muito e depois...ensinam pouco!

dj rick disse...

Pois eu acho que sem os professores não seremos NADA no futuro. Como em qualquer profissão, há quem desempenhe mal e uqem desempenhe bem. Mas decerto que o futuro será bem triste se a campanha de desvalorização dos professores e da escola continuar, pois só com escola se consegue cultura e educação, e daí a democracia. Mas decerto que não é isto que os nossos governantes querem, pois, como no antigo regime, controla-se muito melhor um povo ignorante, analfabeto e desinformado do que o contrário!!!

lumadian disse...

Ser professor é uma "mágica", ter o dom de passar para outros o "saber" é algo de muito gratificante. Mas atenção, como em todas as profissões há os competentes e os menos competentes. Não disse aqui que algum professor do meu filho era menos bom, apenas disse que nos dias de hoje não é fácil motivar os alunos, mas também não é a agir como muitos fazem (não todos) que os motivam.
Oferecem-se computadores às crianças e depois querem que estudem? Claro que não, depois há-que jogar, ir ao messenger, ao HI5, visitar o Pequeno Mundo e ver umas miúdas giras.
Mas quem me dera a mim ser teu aluno dj rick, eu sei o quanto és competente e o jeito que tens para as crianças!

Ângela Jorge disse...

Não esquecendo de passar pela Paparoka dos Anjos, eheheheh