sábado, maio 16, 2009

EUROFESTIVAL DA CANÇÃO

Foi esta noite em Moscovo o EuroFestival da canção. Mais uma vez Portugal voltou a falhar (15ª posição em 25 músicas), parece-me mais que óbvio que a cantar em português jamais teremos hipóteses. Acho que já é altura de repensar a nossa participação num festival cada vez mais virado para o leste da Europa e se queremos participar não poderá ser desta forma.
Portugal preocupa-se mais em mostrar as nossas raízes e a nossa cultura do que propriamente tentar vencer. Sim, é bonito da nossa parte, mas já chega de nos contentar-mos em ser os coitadinhos.
A nossa música até era boa e fica no ouvido, mas para nós que somos portugueses, não para a maior parte dos países de leste.

O Festival foi mau de mais, a canção vencedora, de um elfo norueguês que desafinava, é ridícula. Curiosamente teve mais de cem pontos de diferença em relação à segunda. Bons tempos aqueles em que as músicas do Festival eram classificadas por juízes e não através de voto telefónico que acaba por ir parar sempre à canção do país vizinho. Vergonhoso foi também o facto de a música georgiana ter sido censurada, devido às pressões das autoridades russas, por o seu título ser "We don't wanna put in", que podia ser interpretado como uma mensagem política contra Vladimir Putin. Enfim, foi tudo para esquecer.




Noruega - O Vencedor do EuroFestival

2 comentários:

Ângela Jorge disse...

Sinceramente não gostei da nossa música, e a que ganhou também não era nada de especial, apenas é alegre

disse...

Eu pessoalmente gosto da música portuguesa e defino a música vencedora como vazia de letra cantada com um ritmo agradável por um menino bonito. Apenas.
Mas como dizes, não nos enquadramos nos novos parametros d competição do Eurovisão. E sinceramente, para mim, são os novos parametros e as novas regras que me desagradam. Nas primeiras edições uma das regras era respeitar a lingua oficial de cada país. Depois esta regra foi posta de parte e a maioria começou a concorrer com musicas em ingles para que conquista de votos fosse mais facil. Eu acho incorrecto. Cada país deveria expressar-se com a sua propria lingua, a sua propria tradição e as suas proprias características. Como fazem os portugueses, os espanhois e franceses, por exemplo.
O eurovisão já não é o que era...