terça-feira, maio 19, 2009

QUEIXA-CRIME CONTRA CORREIO DA MANHÃ

Benfica apresenta queixa-crime contra Correio da Manhã

O Benfica anunciou hoje que vai apresentar queixa-crime contra o Correio da Manhã, na sequência da notícia do jornal segundo a qual Luís Filipe Vieira teria pedido à PSP para «facilitar» com a claque No Name Boys.

Em comunicado, o clube «encarnado» diz ainda que irá, igualmente, apresentar queixa-crime contra o autor da notícia e contra o proprietário do jornal Paulo Fernandes, «caso se prove que este teve conhecimento do teor da mesma atempadamente».

Em causa está a notícia que faz a manchete de hoje do Correio da Manhã, «Cabecilhas dos Nos Name protegidos por Vieira», na qual o diário revela os pormenores de um relatório da PSP a que teve acesso e que «arrasa o presidente do Benfica».

De acordo com o jornal, Luís Filipe Vieira «garantiu ao Ministério Público nem sequer reconhecer os No Name Boys, acusando a polícia e a segurança privada por mau controlo de armas e material incendiário nos estádios», no âmbito de um processo decorrente de uma operação de que resultou a detenção de 31 elementos ligados à claque, dos quais sete ficaram em prisão preventiva.

No entanto, no relatório da PSP citado pelo Correio da Manhã, pode ler-se que Vieira «reúne com a claque para lhes dar todo o apoio, deixando entrar as tochas nas bancadas da Luz; despede o chefe de segurança do clube por ajudar a PSP a identificar os criminosos - e almoça com o comandante da policia para lhe pedir que 'facilite' na presença policial junto dos No Name Boys».

Ainda de acordo com a notícia, a PSP conclui «que a direcção do Benfica é refém da claque ilegal pela capacidade de votação em bloco - quatro mil elementos - nas assembleias».

O Benfica considera que a notícia «mistura factos falsos» com «interpretações perversas e distorcidas», já que o clube «adoptou conduta rigorosamente inversa àquela que o Correio da Manhã lhe imputa, ou seja, retirou-lhes qualquer tipo de apoios».

Para o Benfica, o próprio presidente do clube fez um esforço na legalização das claques, «apresentando propostas que visavam a alteração do actual quadro legal e que sugeriam uma maior responsabilização dos seus elementos».

De acordo com o comunicado, «verificada a não legalização, nos moldes exigidos pela legalização em vigor, dos sócios do Sport Lisboa e Benfica em claques, o Presidente do clube adoptou conduta rigorosamente inversa àquela que o Correio da Manhã lhe imputa, ou seja retirou-lhes qualquer tipo de apoios».

Sem comentários: