sábado, julho 18, 2009

CONSUMO DE OVOS POR SEMANA

Desde sempre que ouvimos as nossas mães e avós dizerem que não se deve comer mais que 2 ou 3 ovos por semana.
Pois bem, hoje desmistificamos esse mito!

Investigação britânica
Comer um ovo por dia não é prejudicial para a saúde

A noção de que comer mais que um ou dois ovos por semana pode levar a níveis de colesterol elevados ou a doenças cardíacas, foi confrontada por uma investigação científica feita na Grã Bretanha, noticiou o “Times Online”. De acordo com os cientistas, não há razão para as pessoas saudáveis limitarem o consumo de ovos a um ou dois por semana.

De acordo com o jornal inglês, sairá no Boletim da Fundação Britânica de Nutrição um artigo onde é declarado que o colesterol encontrado nos ovos tem apenas um pequeno e insignificante efeito nos níveis de colesterol no sangue.

“A concepção instalada que liga o consumo de ovos a altos níveis de colesterol deve ser corrigida”, disse o co-autor da pesquisa, Bruce Griffin.

Para os cientistas, os altos níveis de colesterol devem-se a factores como o excesso de peso, o tabaco, a falta de exercício ou os hábitos alimentares. No que toca aos hábitos alimentares, que apenas representam um terço dos factores, o pior culpado dos elevados níveis de colesterol são as gorduras saturadas e não o colesterol presente nos ovos.

“Nós recomendamos que os ovos podem ser comidos como parte de uma dieta equilibrada. Existe colesterol presente nos ovos mas isso habitualmente não contribui muito para os níveis de colesterol no sangue”, refere Victoria Taylor, dietista da Fundação Britânica para o Coração, entidade que também reviu os

conselhos sobre o consumo de ovos.
“Se precisar de reduzir o nível de colesterol é mais importante cortar na quantidade de gorduras saturadas”, reforçou a dietista.

Sem comentários: