quinta-feira, dezembro 03, 2009

MASDAR - A CIDADE DO FUTURO?

Os árabes já se aperceberam da importância da preservação ambiental e decidiram transformar essa preocupação num negócio lucrativo, o que é próprio deles.

O governo de Abu Dhabi vai construir, no meio do deserto, a primeira cidade 100% ecológica: Masdar (acesse o site do projeto aqui). O lugar, uma urbe de 50 mil habitantes, funcionará à base de energia limpa, reciclará todos os detritos e terá emissão zero de poluentes (com excepção do metano oriundo dos intestinos dos masdarenses). Apesar de Abu Dhabi estar assentada sobre gigantescas jazidas de petróleo, não haverá carros em Masdar, nem sequer eléctricos. Os cidadãos se deslocarão a pé ou a bordo de modernos trens suspensos. A água utilizada na cidade será obtida em usinas de dessalinização e será reciclada depois de consumida, para irrigar plantações destinadas à produção de biocombustíveis.

A sociedade do petróleo está com os dias contados. Os árabes, que vivem dos enormes lucros obtidos com a venda do ouro negro, pretendem, obviamente, transformar os petrodólares em ecodólares. Se a empreitada pioneira de Masdar for um estrondoso sucesso, Abu Dhabi poderá exportar o seu know-how ecológico para o mundo inteiro.

É certo que a cinematografia (e ainda mais, a literatura) estão cheias de histórias apocalípticas sobre tais projectos de sociedades utópicas falhadas, mas essas histórias são exercícios de estilo baseadas em pressupostos simplistas – e é aqui que entra a diferença: a Engenharia é a arte de concretizar o sonho com base no realismo.

Também é certo que muitos resíduos e dióxido de carbono irão ser produzidos na preparação da própria cidade; mas é preciso ter em conta duas coisas: 1 – que esta é a primeira instância, e por isso será a mais errada e custosa a todos os níveis, e que as posteriores irão exigir um custo ecológico bastante mais baixo; 2 – que a engenharia se guia inevitavelmente por critérios económicos (que aqui incluem o impacto ambiental, para além do financeiro) e portanto a cidade terá de ser capaz de dar “saldo ambiental” positivo quando se considera o conjunto (planeamento + produção + exploração).

Por mim, torço para que Masdar nos traga algumas lições positivas e dê o exemplo ao resto do mundo. Só espero que não seja apenas um enorme golpe publicitário de um dos maiores produtores de petróleo mundiais…Dubai.

1 comentário:

Miguel disse...

super-interessante mas infelizmente um tanto ou quanto utópico. Era tão bom que o mundo pudesse ser um lugar onde as pessoas realmente se importassem com o meio âmbiente e a preservação da natureza.