sábado, dezembro 05, 2009

PARANORMAL ACTIVITY


Há dez anos aconteceu o fenómeno "Blair Witch Project", um filme independente feito com meia dúzia de tostões que rendou milhões à custa de informação duvidosa sobre a alegada veracidade dos factos que o filme abordava.
Agora, o surge o filme "Actividade Paranormal" que, à semelhança do título citado, também foi feito com escassos recursos, em apenas 15 dias de filmagem (na própria casa do realizador), com uma câmara de filmar digital doméstica (de qualidade) e unicamente com dois actores. Pretendia passar como documentário verdadeiro (a captação, em vídeo doméstico, de fenómenos estranhos ocorridos numa casa durante a noite), mas tal como "Blair Witch Project", rapidamente se percebeu que mais não era do que um "bluff" comercial.
Um filme assumidamente amador, que aborda o fenómeno paranormal durante a noite (ruídos, objectos que caem, portas que se abrem, etc), mas que foi suficientemente forte para impressionar gente experimentada como Steven Spielberg (que sugeriu um novo final para o filme). E claro, as receitas subiram na ordem dos milhões de dólares...
"Actividade Paranormal" é uma fita de terror mas não mostra sangue, nem monstros, nem violência "gore". Afinal, socorre-se da exploração da emoção humana primordial: o medo. O medo do desconhecido, do imprevisível. E parece que tem surtido efeito, com plateias aterrorizadas por todo o lado (como se pode constatar no vídeo), clubes de fãs criados a nível mundial, pesadelos registados, filas para comprar bilhetes e críticas de jornais que classificam o filme como o "mais assustador de sempre". Exagero ou não?
Sim, um exagero enorme. Acabei há algumas horas de assistir ao filme e foi uma enorme decepção.

Monótono, parado, um verdadeiro tédio para quem espera mais emoção. Hora e meia de filme que se podia resumir em apenas 10 minutos de 2 ou 3 cenas um pouco mais excitantes.
Mau de mais para ser verdade e ao contrário da plateia que se vê no vídeo, aquela onde eu estava presente apenas soltou alguns risos e quando o filme terminou, saí rapidamente para que ninguém percebesse que eu tinha assistido a um filme de tão fraca qualidade.


4 comentários:

Unknown disse...

"áh e tál vou ao cinema" é pá afinal é assim tão mau... não digas alto cuidado com a Mafalda

disse...

É raro ires ao cinema e quando vais escolhes coisas assim!!! Sinceramente...LoL

lumadian disse...

A Mafalda queria muito ver o filme, fiz-lhe a vontade.

lumadian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.