sexta-feira, fevereiro 12, 2010

FACE OCULTA - O POLVO


O semanário "Sol" publica mais um longo dossier sobre uma alegada conspiração do Governo com vista ao controlo da comunicação social. Segundo o jornal, a estratégia, que designa por “o polvo”, incluía uma “plano para controlar o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias e a rádio TSF”, tendo como base a Portugal Telecom.


O procurador Marques Vidal, no seu despacho sobre as escutas do caso «Face Oculta», que estava em curso um «esquema» para interferir em vários órgãos de comunicação social, visando claramente a obtenção de benefícios eleitorais, avança o Sol.

Baseando-se no conteúdo das escutas efectuadas pela Polícia Judiciária no âmbito do processo Face Oculta, são ainda descritas “as manobras com a Ongoing”, “o contrato que Moniz não assinou” e as diligências e contactos junto do “empresário amigo”, Joaquim Oliveira, patrão da Controlinveste, empresa que detém o DN, JN, e TSF.

O semanário – que esteve em perigo de não chegar às bancas esta sexta-feira, devido a uma providência cautelar interposta por Rui Pedro Soares, administrador da Portugal Telecom – noticia que plano se estendia Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF.

São relatadas as conversas entre este empresário e Armando Vara e a forma como alegadamente se pretendia usar a Portugal Telecom para lançar um novo grupo de media com orientação favorável ao Governo, de que a compra da TVI seria o primeiro passo.

O semanário – que esteve em perigo de não chegar às bancas esta sexta-feira, devido a uma providência cautelar interposta por Rui Pedro Soares, administrador da Portugal Telecom – noticia que plano se estendia Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF.

«O polvo», como escreve o Sol, pretenderia controlar a TVI, através da Portugal Telecom, mas também lançar um novo grupo de media. O plano passaria pela entrada da PT num dos grandes grupos de comunicação – Impresa, Cofina ou Controlinvest.


Marques Vidal conclui no seu despacho, que fundamenta as primeiras certidões extraídas do processo, que qualquer um destes negócios resultaria em prejuízos económicos para a PT.

O procurador entende que se tratam de situações que atentam contra o Estado de Direito e em que o Governo estaria directamente envolvido, que incluiria ainda Henrique Granadeiro e Zeinal Bava (PT), Nuno Vasconcelos (On Going) e José Eduardo Moniz, o antigo director-geral da TVI.

Os socialistas Paulo Penedos e Rui Pedro Soares seriam os pivots do «esquema». O juiz de instrução de Aveiro reforçou o despacho de Marques Vidal, autorizando, segundo o Sol, que fosse instaurado um processo-crime autónomo pela Procuradoria-Geral da República.

E ainda falavam do Salazar...

Sem comentários: