sexta-feira, abril 02, 2010

PAPA NO BANCO DOS RÉUS


O Vaticano está a preparar a defesa do Papa nos Estados Unidos, num caso em que três cidadãos do estado de Kentucky querem levá-lo ao banco dos réus.

A acusação é de negligência e encobrimento de abusos sexuais por padres, quando o actual chefe da Igreja Católica era cardeal e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. É o primeiro caso em que vítimas procuram sentar directamente o Vaticano no banco dos réus.

Os advogados do Vaticano defenderão, segundo documentos consultados pela Associated Press, que Bento XVI tem imunidade devido à sua condição de chefe de Estado, um argumento anteriormente aceite pela Justiça num caso no Texas, em 2005.


O defensor dos queixosos, William McMurray, considera que o argumento não é válido. “No caso do Texas, o Papa foi acusado directamente dos abusos. Este caso é diferente: é acusada uma pessoa, Joseph Ratzinger, de ter encoberto abusos e de ter protegido abusadores quando era cardeal e responsável pela supervisão dos bispos”.O advogado pretende que a acção se converta numa queixa colectiva de todas as vítimas de abuso sexual por sacerdotes nos EUA.

Entre os elementos de acusação, o advogado inclui o documento conhecido como Crimen Sollicitationis, emitido pela Congregação em 1962, no qual se assegura que os abusos pederastas estão protegidos pelo “segredo do Santo Ofício”. Os advogados do Papa defenderão que, na linguagem do Vaticano, este texto não recomenda expressamente aos bispos que não avisem as autoridades dos abusos sexuais.

O Vaticano argumentará também que os membros da Conferência Episcopal dos EUA não são assalariados da Cúria Romana e que, por isso, este não pode ser considerado como o responsável último pelas suas decisões.

Não vou comentar, porque sei que seria demasiado severo para milhares de pessoas, porque estamos a celebrar a Páscoa, e porque teria de me alongar e seria demasiado aborrecido. Mas não posso deixar de comentar (de forma rápida) um comentário deixado por um senhor de Cascais no jornal o Público e que passo a referir:

"..Não acredito que seja possível condenar um Papa. Seja nos Estados Unidos ou noutro país qualquer. O Papa, é Chefe de Estado, é Chefe Católico, é Chefe Comunitário, é Chefe da Congregação, o PAPA é CHEFE!!! Nunca jamáis ninguém vai condenar o representante de Deus na Terra. O PAPA É CHEFE dos CHEFES, não pode ser condenado!.."

Chefe??? Só se for na casa dele, e mesmo assim tenho dúvidas! Chefe de estado??? REPRESENTANTE DE DEUS NA TERRA???? Mas foi Deus quem o nomeou seu representante?

Sem comentários: