quarta-feira, agosto 06, 2008

HIROSHIMA - 63 ANOS

6 de Agosto de 1945

Naquele dia, durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América utilizaram pela primeira vez a mais nova tecnologia bélica, da qual nem eles sabiam as suas terríveis consequências. O fato de Hiroshima estar situada entre vales nos faz concluir que a cidade foi o alvo escolhido a fim de se avaliar os efeitos da tal nova arma. Também o fato de ser uma cidade sem nenhum antecedente de ataques durante a Guerra garantiria a segurança da tripulação do avião.

Denominada ironicamente de Little Boy, causou a morte de mais de 256,300 pessoas - a maioria (cerca de 90%) civis. Destruiu tudo em um raio de até 2 km de distância, devastando toda a vegetação e infra-estrutura da cidade. O barulho da explosão foi ouvido a quilômetros de distância. Os sobreviventes circulavam pela cidade sem saber ao certo o que havia acontecido. Áreas mais distantes também foram afetadas depois de uma chuva que possuía grande quantidade de radioatividade, contaminado rios, plantações, lagos e pessoas.

Após alguns dias, os sobreviventes começaram a ser atendidos e levados para hospitais de outras províncias. Muitos, por falta de medicação adequada, acabaram morrendo lentamente e de forma agonizante.

Anos após o ataque a cidade foi se reconstruindo, e as imagens de terror apagadas das paisagens. Mas as lembranças deixadas ficarão para sempre na história. Foi construído um museu eternizando os acontecimentos com monumentos de desejos pela paz mundial: O Memorial da Paz de Hiroshima. Hoje, Hiroshima é uma das cidades que mais atraem turistas no Japão não somente apelando pelo propósito da paz mundial mas também pelo acervo cultural, como os existentes no Castelo de Hiroshima.

Sem comentários: