segunda-feira, novembro 03, 2008

O "BURACO" DO BPN



O Banco de Portugal identificou operações de "centenas de milhões de euros [no Banco Português de Negócios] que eram clandestinas", não estavam contabilizadas nas contas do banco, revelou ontem Vítor Constâncio, em conferência de imprensa conjunta com o ministro das Finanças.


Constâncio recusou-se a nomear responsáveis por essas operações, que levaram à situação de pré-falência da instituição, mas excluiu qualquer responsabilidade da actual e anterior administrações, lideradas por Miguel Cadilhe e Karim Vakil, respectivamente.

Horas antes desta conferência de imprensa, Teixeira dos Santos anunciou a decisão de nacionalização do capital do BPN, propriedade da Sociedade Lusa de Negócios, devido a uma situação “excepcional”, “delicada” e “anómala” vivida pela instituição bancária, que acumula prejuízos de 700 milhões de euros.


Parte deste montante total, cerca de 360 milhões de euros, está associado a operações com o Banco Insular, de Cabo Verde, controlado pela grupo SLN, que não constavam das contas do banco.

O governador do Banco de Portugal sublinhou que estas operações só foram do conhecimento do BdP a partir da entrada de Karim Vakil para a liderança do BPN (antecedeu à presidência de Miguel Cadilhe, que assumiu as rédeas do grupo há alguns meses) porque até aí as informações pedidas tinham sido vedadas pelas anteriores administrações do banco.

A partir de agora, “não há nada que deve preocupar os clientes” do BPN, repetiu o ministro, acrescentando que a situação do banco é particular e não se relaciona directamente com a crise financeira internacional que levou à falência ou pré-falência de grandes instituições norte-americanas e europeias.



Opinião: Então há umas semanas atrás o Banco de Portugal afirmava não existirem bancos com dívidas, nem problemas financeiros graves, de repente surge o BPN e dizem-nos que desconheciam um problema de desvios de dinheiros que já vem de há 5 anos atrás.

Agora dizem desconhecer os responsáveis pelo tal "buraco" financeiro, quando é tão fácil de ver. São vários os notáveis que estiveram na administração do BPN e ainda estão. E não custa nada ser notável com o dinheiro dos outros!

Mais, não há motivos para preocupações dos clientes do BPN, mas existem preocupações para os portugueses que todos os dias trabalham, que vivem a apertar o "cinto", que ganham uma miséria e que fazem todos os descontos e mais alguns, pois são eles que vão pagar aquilo que o Estado vai meter no BPN.

Esses senhores do colarinho branco continuam a roubar à descarada, e querem que sejamos nós a pagar?

Todos os anos as instituições bancárias afirmam ter ganhos e lucros de milhares de Euros e agora de um momento para o outro o Estado diz ter necessidade de injectar dinheiro nos bancos?

Então e a maioria da população portuguesa que trabalha e vive a contar moedas, ninguém injecta nada?????

Sem comentários: