quinta-feira, fevereiro 26, 2009

PRÉMIO PARA SIZA VIEIRA


Álvaro Siza Vieira «é muito simplesmente um dos melhores arquitectos do mundo», escreveu esta semana o jornal britânico The Guardian, num artigo de fundo dedicado ao arquitecto português, que recebeu hoje em Londres a 'Royal Gold Medal for Architecture 2009', atribuída pelo Royal Institute of British Architects, em nome da Rainha Isabel II.

O galardão que foi entregue a Siza Vieira, existe desde 1848, é o mais prestigiado da arquitectura britânica, apesar de o criador português não ter nenhuma obra permanente construída no Reino Unido, à excepção do Pavilhão de Verão da Serpentine Gallery, em 2005, projectado em colaboração com Eduardo Souto Moura e Cecil Balmond.

«Acima de tudo, é um arquitecto profundamente completo e que desafia qualquer catalogação. Forjar uma arquitectura poderosa e que parece inevitável de entre todas as possibilidades de ocupação de um terreno é uma das características supremas do trabalho de Álvaro Siza Vieira. Ele manipula a sua leitura dos locais de uma forma que nunca é previsível ou comum e a que no entanto nunca é permitido dominar sobre a utilização ou a inteligibilidade tipológica», lia-se na decisão de atribuição da medalha, em Outubro de 2008.

Siza Vieira obteve a consagração internacional quando em 1992 recebeu o Prémio 'Pritzker', talvez o mais ambicionado em todo o mundo no domínio da arquitectura. Em 1998 foi agraciado com a Medalha 'Alvar Aalto', do nome do prestigiado arquitecto finlandês, e em 2001 com o 'Wolf Prize in Arts'. As obras mais destacadas de Álvaro Siza incluem as famosas Piscinas de Leça da Palmeira, a Casa de Chá da Boa Nova e a Igreja de Santa Maria em Marco de Canavezes, segundo o blogue 'A barriga do arquitecto'. Entre os seus projectos mais recentes, aquele blogue refere a Adega Mayor, o Pavilhão de Anyang e o Complexo Desportivo Ribera Serralo (Piscinas Públicas) em Barcelona. «Os edifícios de Siza são tão gentilmente inspiradores quanto são sotto voce; as suas casas térreas, inteligentes e de baixo custo, encontradas através de Portugal, podem ser descritas de igual modo», acrescenta Glancey.

Apesar de Siza Vieira considerar «desinteressante» e «pouco mais do que um jogo académico» qualquer tentativa de estabelecer as influências de um arquitecto sobre outro, o crítico do The Guardian não resiste a escrever que o arquitecto português «junta mais do que alguma coisa das preocupações de Le Corbusier, Alvar Aalto e Óscar Niemeyer, refractadas através das lentas definidoras do Porto, a cidade do norte de Portugal onde ele nasceu».

Sem comentários: