quinta-feira, junho 11, 2009

PIN-UPS

O que é uma pin-up? segundo minhas pesquisas "Uma pin-up é uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atractivo na cultura pop. Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de erotismo. As mulheres consideradas pin-ups são geralmente modelos e actrizes.

Desenhadas ou fotografadas, elas encarnam há um século o ideal feminino de homens carentes, e tiveram em Marylin Monroe seu principal símbolo.

Oops! Deixei cair a minha calcinha…”, exclama uma linda garota, com uma perna para cima e os seios arrebitados. Sexy, sorridente e bobinha, tal é o estereótipo da pin-up. Uma garota de papel que os desportistas nos vestiários ou os soldados nos quarteis penduram por meio de alfinetes (to pin-up), há mais de um século. Que ela seja desenhada ou fotografada, numa revista ou num calendário, a pin-up não é uma mulher de verdade, e sim uma fantasia: ela é feita para ser devorada com os olhos, e não para casar.

Betty Grable

Muitas “pin ups” eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus posters tornou-se omnipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Outras pin-ups eram trabalhos artísticos, frequentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente. Um exemplo antigo do último tipo foi a Gibson girl (garota de Gibson), desenhada por Charles Dana Gibson. O género também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm.


Bettie Page

A secretária convertida em modelo Bettie Page, cujas fotos ajudaram a desencadear a revolução sexual dos anos 1960, morreu na noite dessa quinta-feira (11) em Los Angeles, aos 85 anos, informou seu agente, Mark Roesler.

Ela morreu de pneumonia em um hospital da segunda maior cidade dos Estados Unidos, revelou o agente por meio de nota. Ela sofreu um ataque cardíaco no último dia 2 e jamais recuperou a consciência.

A partir de 1950, Bettie Page passou a ser a modelo mais fotografada do mundo, especialmente de biquíni e lingerie. Sua imagem virou febre e foi estampada nas cartas de baralhos e álbuns. Seus pôsteres sensuais decoravam os quartos dos jovens da época.

As informações são da Associated Press.

*Dizem que depois de envelhecer, ela não se deixou mais ser fotografada, para que os seus fãs não mudem a imagem que têm dela. Bettie Page foi um ícone e sempre será! Ela inspirou muito o processo de criação da minha coleção. Afinal, ela foi a maior pin up de todos os tempos!!!

1 comentário:

Miguel disse...

Pensei que as pin ups fossem coisa do passado, mas pelos vistos não. Tens um prémio e um desafio lá, no local do costume. Aceita o prémio, pelo menos.