sábado, setembro 12, 2009

POESIA ERÓTICA


Como são belos os teus seios!
Foram feitos
à medida das minhas mãos.
Pousa-os
na minha boca e conta-me a tua história.
Não tens
história?
Não tens noite nem vazio nem praia
branca?
Fala-me então do sol, da migração dos pássaros,
da mansidão
das estrelas
- fala-me de ti
antes de possuíres
um nome, uma história.
Sim
em qualquer parte lançaremos os nossos corpos na relva;
alfaias
efémeras; armas exíguas ardidas na guerra.
Como são belos os teus seios!
Trémulas
palavras.
Deixa que neles eu me queime
como quem
se deita num rio.
Sinto
a terra mover-se.
Iluminas
as águas e as estrelas.
O percurso
é longo.
O silêncio montanhoso.
Debruço-me
na tua solidão.

Poema de Casimiro de Brito
in: “69 poemas de amor”

Casimiro de Brito nasceu no Algarve há 71 anos. Prosseguiu os seus estudos em Londres onde viveu até 1968. Depois de alguns anos na Alemanha, acabou por se fixar em Portugal onde, depois de exercer várias profissões, acabou por dedicar todo o seu tempo à literatura.
Tem, publicados mais de 40 livros. Esteve ligado ao movimento “Poesia 61”, um dos mais importantes da poesia portuguesa do sec. XX; participou em inúmeros recitais, festivais de poesia, congressos de escritores, conferências, um pouco por todo o mundo.

Tem a sua obra traduzida para mais de 24 línguas, dedicando-se também á tradução para português, sobretudo do japonês.

Em 2006, foi nomeado Embaixador Mundial da Paz, no âmbito da Embaixada Mundial da Paz, sediada em Genebra.

Sem comentários: